O Condemat representa uma região formada por 12 municípios, onde vivem cerca de 3,0 milhões de habitantes, o orçamento anual ultrapassa R$ 10 bilhões e a produção de riquezas é superior a de muitos estados brasileiros. Faz parte da Região Metropolitana de São Paulo e possui extensa área de cobertura vegetal, além de mananciais importantes – como o rio Tietê, que nasce em Salesópolis -, o que a torna uma das principais produtoras de água do Estado. O Alto Tietê se destaca pela economia diversificada. Na agricultura, o “Cinturão Verde” é responsável pelo abastecimento da Capital e de várias outras regiões do Brasil, com liderança na produção nacional de frutas, com destaque para o caqui e a nêspera, além de cogumelos e flores (orquídeas). O comércio é amplo, diverso e registra crescimento acentuado nos últimos anos, sendo que as cidades de Guarulhos e Mogi das Cruzes estão entre os 100 municípios brasileiros com maior potencial de consumo. A prestação de serviços é expressiva e contabiliza expansão em diversos segmentos, assim como o turismo tem se firmado como uma importante fonte de renda em alguns municípios. O Alto Tietê possui, ainda, um dos maiores parques industriais do Estado de São Paulo, com a presença de um grande número de empresas multinacionais, que contribuem com a geração de empregos e impostos. São mais de seis mil estabelecimentos industriais nas 12 cidades. A sua localização estratégica e a logística favorável, somadas à diversidade de atividades econômicas e a presença de um forte setor educacional, assim como o avanço nas políticas públicas para melhoria da qualidade de vida nas cidades, tornam a região do Alto Tietê de grande atratividade para os investimentos.

POPULAÇÃO

As 12 cidades do Condemat têm uma população de cerca de 3,0 milhões de pessoas.

É o maior contingente populacional da Região Metropolitana de São Paulo, depois da Capital. Superior ao número de habitantes de pelo menos sete estados brasileiros, entre eles Mato Grosso do Sul (2,6 milhões) e Sergipe (2,2 milhões)

Os municípios mais populosos são Guarulhos (1,379 milhão de habitantes –estimativa IBGE 2019); Mogi das Cruzes (445 mil habitantes); Itaquaquecetuba (370 mil habitantes); e Suzano (297 mil habitantes);

Esses quatro municípios estão entre os 30 mais populosos do Estado de São Paulo

ÁREA TERRITORIAL

As cidades que integram o Condemat possuem 3.125 km² de território

As maiores cidades do Alto Tietê são Mogi das Cruzes (712 km²), Salesópolis (429 km²) e Santa Isabel (363 km²);

Os menores municípios são Ferraz de Vasconcelos (29 km²) e Poá (17 km²).

PRODUTO INTERNO BRUTO

O PIB das cidades do Condemat soma R$ 107,2 bilhões ((IBGE 2018), com participação predominante dos setores de serviços (72,4%) e indústria (25,8%).

A região abrangida pelo Condemat representa 5,11% do PIB do Estado de São Paulo e 1,5% do PIB Nacional. Três das 12 cidades do Alto Tietê estão no ranking das 100 maiores economias do Brasil: Guarulhos; Mogi das Cruzes e Suzano.

O PIB do Alto Tietê é superior ao de alguns estados brasileiros, entre eles, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.