Poá abriga a Fonte Áurea, que tem uma das melhores águas radioativas do Brasil. O menor município em extensão territorial do Alto Tietê, com 17 quilômetros quadrados, viu seu desenvolvimento ganhar fôlego a partir da criação da Estação de Poá, ainda no período da Estrada de Ferro Central do Brasil.

A água da Fonte Áurea ficou conhecida por ser eficiente no tratamento de doenças gastrointestinais e hepáticas, além de ser indicada para o combate de problemas reumáticos e de pele. No entanto, a água de Poá não é o único atrativo do município que conta com aproximadamente 120 mil habitantes.

O município, que acumula um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 4,2 bilhões, foi responsável por exportar, apenas no ano de 2019, 22 milhões de dólares em produtos e mercadorias, de acordo com o Ministério da Economia. No setor industrial, os segmentos que têm destaque em Poá são o têxtil, de fios, cabos e refratário. Com uma posição estratégica, distante apenas 34 quilômetros de São Paulo e a 25 minutos do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o município aposta na atração de novas empresas para impulsionar o constante desenvolvimento econômico. Além de possuir fácil acesso a importantes vias, como as rodovias Ayrton Senna, Presidente Dutra, Henrique Eroles e o Rodoanel Governador Mario Covas, bem como a Radial Leste, o município é servido por duas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a 12 – Safira e 11 – Coral. Essa localização privilegiada torna o município um ponto estratégico e logístico.