Com aproximadamente 30 mil habitantes, Guararema tem assumido uma posição de destaque como a cidade modelo em diversos assuntos. Entre eles está o programa habitacional (por meio das casas populares), reconhecido pelo conceito condomínio, com um projeto harmonioso, o qual beneficia e proporciona mais qualidade de vida a mais de 470 famílias.

No quesito Educação, a Editora Moderna com seu Sistema de Ensino garante conteúdo à rede municipal de ensino, colaborando com o aprendizado das crianças. Complementar a isso está a Escola da Natureza, inaugurada em 2019, e a sua nova forma de ensinar permitiu a aproximação dos pequenos das escolas municipais com o meio ambiente.

Os cuidados com os bairros mostram o avanço da prestação de serviço à população. As equipes dedicadas reforçam a iluminação moderna com lâmpadas LED nas ruas, ampliam a pavimentação e implantam guias e sarjetas, garantindo toda segurança aos munícipes. Exemplo de proteção é o Centro de Segurança Integrada (CSI). São mais de 150 câmeras distribuídas pelos bairros das regiões Central e Norte e entradas do município, prezando pela garantia de segurança da população.

Para curtir os momentos de lazer, não faltam opções para aproveitar os encantos de cada lugar especial. Tem o Cine Guararema para quem gosta de apreciar o universo cinematográfico com qualidade de última geração, um passeio de Maria-Fumaça até a charmosa Vila de Luís Carlos ou um fim de tarde admirando o pôr do sol no Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino.

A agricultura do município também se destaca pela produção de verduras, legumes e flores. As propriedades rurais estão distribuídas entre as regiões Norte e Sul. Junto com o desenvolvimento econômico, a cidade busca a geração de emprego e renda, além da capacitação da população para fortalecer as atividades produtivas.