Santa Branca é uma das cidades cortadas pelo rio Paraíba do Sul na Região. Localizada a 91 quilômetros de distância de São Paulo, a cidade de 14 mil habitantes, reserva diversas atrações naturais para os turistas. Com o título de Cidade Presépio, por suas ladeiras, suas casas e a simplicidade dos moradores, cenário que lembra os presépios natalinos, o município ainda conserva parte de sua arquitetura original.

Santa Branca se divide entre áreas urbanas, com pequenos bairros e a Zona Rural, que abriga antigas fazendas. O município, que recebeu o nome em homenagem a uma santa francesa, reserva diversos encantos para os moradores e visitantes.

Com um território de 272 quilômetros quadrados, é possível desfrutar de cachoeiras, como a do Putim, trilhas nas matas e passeios. Um dos endereços mais conhecidos é a Toca do Leitão, que fica às margens da represa de Santa Branca e oferece um amplo espaço de lazer. Com mais de sete quilômetros quadrados de área represada, a atração é ideal para a pesca e prática de esportes aquáticos. A represa, que é de uso público e gratuito, é uma boa opção para passeios de barcos, onde é possível ver pequenas ilhas que abrigam animais silvestres.

A rica tradição de Santa Branca não deixa de lado a gastronomia. A cidade é conhecida entre outras coisas, pelo ‘pintado na brasa’. As cachaças artesanais, produzidas por pequenos alambiques, são um atrativo a parte do município. O charme e hospitalidade, aliados a tranquilidade de Santa Branca, tem atraído cada dia mais turistas, que colaboram para o desenvolvimento econômico do município que compõe o Vale do Paraíba.