Você está visualizando atualmente CONDEMAT+ apresenta experiência exitosa na área de Assistência Farmacêutica em congresso do COSEMS/SP

CONDEMAT+ apresenta experiência exitosa na área de Assistência Farmacêutica em congresso do COSEMS/SP

  • Categoria do post:Noticias

Evento é uma das principais realizações na área de saúde pública do País

A importância de implantar uma Assistência Farmacêutica qualificada na rede municipal de Saúde será o foco da participação do Consórcio de Desenvolvimentos dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) no 37° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, em Santos. O evento será entre os dias 17 e 19 de abril e terá as “Mudanças Climáticas e Impactos no SUS” como tema. A iniciativa é do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP).

Durante o congresso, que contará com a 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 13º Prêmio David Capistrano, o consórcio apresentará o sucesso da Oficina de Assistência Farmacêutica, executada ao longo do ano passado pelo CONDEMAT+, com a coordenação do COSEMS/SP.

A capacitação, que envolveu técnicos dos municípios consorciados, representantes do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e de instituições de ensino da região, teve como principal foco apresentar o “Instrumento de Referência dos Serviços Farmacêuticos na Atenção Básica”, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS). A partir disso, foi feito o diagnóstico dos serviços farmacêuticos existentes na Atenção Básica dos municípios, bem como as análises dos pontos de melhoria e o desenvolvimento do planejamento estratégico para fortalecer e aprimorar os atendimentos.

A coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT+, Adriana Martins, secretária de Saúde de Guararema, ressaltou que a oficina foi um passo importante para fomentar uma Assistência Farmacêutica mais qualificada e articulada na região. “A oficina foi essencial para qualificar o serviço em toda área do consórcio, focando no desenvolvimento e sustentabilidade da Assistência Farmacêutica, que é um braço importante do sistema público de saúde. A capacitação serviu para termos um panorama regional, apoiar as cidades no planejamento e melhoria dos seus serviços”, esclareceu.

A iniciativa, que já rende frutos na região, foi apresentada no ano passado na mesa “Programas e Ações na Assistência Farmacêutica: contribuições e perspectivas”, durante o Congresso do CONASEMS realizado em julho, e agora será destaque em Santos. “É muito importante compartilhar a iniciativa e estimular outras regiões para avançar num serviço que é essencial nos municípios”, destacou Susana Herrera, representante do Grupo de Trabalho da Assistência Farmacêutica no Alto Tietê.

O tema é prioritário para o CONDEMAT+ e nos últimos anos tem recebido diversos investimentos. O setor se mostrou estratégico, principalmente com a pandemia de Covid-19, que demandou articulações regionalizadas e respostas rápidas. Um dos exemplos dessa atenção é a criação de atas regionalizada para compra de medicamentos, dessa forma, além de conseguir remédios para atender a população, o processo gera economia e agilidade para as cidades.

O congresso do COSEMS/SP é um dos principais eventos voltados para saúde pública no Brasil, pois reúne profissionais da área, acadêmicos, instituições de ensino, pesquisadores e técnicos de todo o País, que discutem projetos e experiências para aprimorar o atendimento público.

Deixe um comentário