O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê – Condemat foi fundado em abril de 2010, com a proposta de fortalecer a representatividade e a conquista de investimentos para a Região. Reúne 14 municípios, sendo eles:

Como porta-voz do Alto Tietê, o Condemat tem sua atuação pautada na busca de soluções e melhorias para as cidades da Região, assim como no fomento e consolidação das políticas públicas intermunicipais. A missão do Condemat é defender os interesses políticos, administrativos, econômicos e sociais e promover o bem-estar de um conglomerado urbano que hoje reúne aproximadamente três milhões de habitantes. Com a união dos municípios, mais relevantes se tornam os projetos de âmbito regional no contexto estadual e nacional, a partir de uma agenda prioritária. Ao longo da sua existência, o Condemat tem se consolidado em importante ferramenta de gestão pública intermunicipal e de planejamento e cooperação regional. Uma atuação que possibilita avançar para o desenvolvimento sustentável nas 14 cidades do Alto Tietê.