Você está visualizando atualmente Simpósio de Saúde do Condemat acontece em dezembro com a participação de 12 cidades

Iniciativa reunirá trabalhos exitosos realizados na região para o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

A região do Alto Tietê recebe no dia 14 de dezembro (terça-feira) o primeiro Simpósio de Saúde do Condemat (Sisac). O evento tem como tema “Os desafios da saúde pública em tempos de pandemia” e contará com a presença de mais de 180 autoridades e técnicos das 12 cidades que integram o CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê. O encontro será exclusivo para convidados e será sediado no Guararema Parque Hotel.

O simpósio é uma iniciativa do CONDEMAT para o reconhecimento de boas práticas adotadas pelos municípios do Alto Tietê para combate, prevenção e contenção de casos da Covid-19. Ao todo, foram reunidos 36 trabalhos enviados pelas Secretarias Municipais de Saúde das 12 cidades, que formam a Câmara Técnica de Saúde.

O evento contará com apresentações das experiências exitosas realizadas por representantes dos municípios. A partir das 9 horas, haverá a primeira mesa técnica, que tem como o tema a “Análise Epidemiológica, Vigilância e Perspectivas”, e será composta pelo membro do Observatório Covid-19 BR (disponível no site covid19br.github.io), Dr. Renato Mendes Coutinho, e pela assessora do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) e membro do Observatório Covid-19 BR, Brigina Gomes.

No período da tarde, a partir das 14 horas, será iniciada a segunda mesa técnica de apresentações, que tem a temática “Covid-19 – Aprendizado, Planejamento e Desafios na Gestão Compartilhada do Cuidado em rede”, que contará com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn; do membro do Comitê Científico de São Paulo, Carlos de Carvalho; do superintendente do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, José Carlos Paludeto; e do presidente do Cosems SP, Geraldo Reple. Ao final da mesa, haverá uma cerimônia de premiação para os trabalhos realizados pelos municípios.

Segundo o presidente do CONDEMAT e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, o simpósio é uma oportunidade de apresentar as estratégias adotadas na região para prevenir a disseminação da Covid-19 e como cada local superou as dificuldades encontradas em meio à pandemia. “Atualmente estamos em um momento promissor de retomada total de atividades presenciais em todos os setores, que só foi possível graças aos esforços dos governos municipais para o combate à Covid-19. É hora de compartilharmos experiências e parabenizarmos a todos pelo trabalho desenvolvido desde março de 2020”, explicou.

Ao todo, foram recebidos 36 trabalhos das 12 cidades da entidade, sendo elas Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano. Além da mostra dos trabalhos, o encontro será uma ponte para que os entes municipais tenham contato com o governo do Estado e a União, o que possibilita iniciar conversas e estudos voltados ao desenvolvimento de iniciativas e novos rumos para a saúde na região.

A coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT, Adriana Martins, aponta que o encontro é essencial por mostrar a força da Saúde no Alto Tietê e como as dificuldades da pandemia foram superadas nos últimos meses. “A nossa região tem se fortalecido no meio da Saúde e melhorado os atendimentos para os cidadãos de todas as cidades. Esperamos que o simpósio ajude a apresentar o potencial dos sistemas de saúde municipais e evidencie as vitórias conquistadas em um período de tantas incertezas e tristezas causadas pela nova doença”, comentou.

O simpósio conta com o apoio das prefeituras da região, além de patrocínio de empresas locais, como a Suzano S.A; RV Imola; Grupo RFR; Açotubo; Dagan; Mogi Mater; Hospital Santa Maria; Mirandinha; Mobensani; Karina Plásticos; Lepe; Sil Fios e Cabos Elétricos; Mars; Truckvan; Murc e Transguará.

O presidente da entidade ressaltou a importância do apoio das empresas, que atuam no fomento à informação e divulgação científica. “Só é possível realizar o simpósio com o auxílio de todos. Nesse momento de retomada econômica, é essencial unirmos forças para exaltar as iniciativas que renderam bons resultados para as cidades e secretarias de Saúde”, finalizou.

O Simpósio de Saúde do Condemat será realizado no dia 14 de dezembro de 2021. Pelo site (condemat.sp.gov.br), é possível acessar as informações sobre o evento. Já pelo Facebook (fb.com/condemataltotiete) e Instagram (@condemataltotiete), são postadas as atualizações sobre o encontro.