Você está visualizando atualmente Prefeituras e cooperativas participam de oficina da USP sobre gestão da coleta seletiva

Prefeituras e cooperativas participam de oficina da USP sobre gestão da coleta seletiva

  • Categoria do post:Noticias

Oficina deu continuidade à Capacitação em Coleta Seletiva e Logística Reversa realizada em junho

Membros da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e representantes de cooperativas de coleta seletiva da região participaram na quarta-feira (24/11) de oficina na Plataforma de Indicadores e Índices de Coleta Seletiva e de Organizações de Catadores (PICS) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP).

A oficina contou com a participação de representantes da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT).

No período da manhã a atividade abordou os aspectos técnicos da ferramenta que foi desenvolvida para apoiar a implementação e o monitoramento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e contribuir para o fortalecimento da coleta seletiva no país. Já durante a tarde, os participantes acessaram a plataforma, realizaram o cadastro e conheceram as funcionalidades na prática.  

“A plataforma é um instrumento de planejamento, monitoramento e gestão da coleta seletiva, muito importante para as prefeituras acompanharem e medirem a evolução dos trabalhos a partir dos indicadores, bem como responderem aos questionamentos do Ministério Público e GAEMA. Além disso é importante para as cooperativas na promoção e otimização da coleta de dados e efetivação da coleta seletiva nos municípios”, destacou a coordenadora da Câmara Técnica, Claudete Canada.

De acordo com a especialista e Doutora em Saúde Ambiental pela USP, Gina Rizpah, a plataforma abrange 16 indicadores de sustentabilidade da coleta seletiva para as prefeituras e 21 indicadores para as cooperativas que estão agrupados nos aspectos: Institucional, Relações com a sociedade, Eficiência, Condições de Trabalho, Saúde e Segurança do trabalhador e Custos, dentre outros.

“São indicadores que fazem um retrato fiel da gestão dos resíduos nos municípios e que amparam os municípios e cooperativas na construção de um plano de ação para a implementação de mudanças”, disse.

Entre os indicadores mais importantes está a educação ambiental, que conta como requisitos a realização de campanhas permanentes de incentivo à coleta seletiva, atividades com alunos, com a comunidade, formação de professores, entre outros.

A oficina deu continuidade à Capacitação em Coleta Seletiva e Logística Reversa realizada em junho. “Estas capacitações técnicas que estamos propondo têm sido muito importantes para que os novos gestores municipais adquiram mais conhecimento e subsídios para a gestão dos resíduos sólidos”, enfatizou a coordenadora-adjunta da Câmara Técnica, Solange Wuo.

Participaram da atividade representantes dos 12 municípios do CONDEMAT, da ANCAT e das cooperativas Guararecicla (Guararema), Cooperares (Salesópolis) e Univence (Suzano).

Deixe um comentário