Você está visualizando atualmente Apresentações – Seminário de Sustentabilidade, Desastres Urbanos e Risco Climático

Apresentações – Seminário de Sustentabilidade, Desastres Urbanos e Risco Climático

  • Categoria do post:Noticias

BIOGRAFIAS

PALESTRA: “Os desafios da gestão do território e a política pública de sustentabilidade”

Nabil Bonduki

Nabil Bonduki tem uma trajetória interlaçada entre as atividades profissionais e acadêmicas e a militância política.

É arquiteto e urbanista, formado pela Universidade de São Paulo (1978), mestre (1987) e doutor (1995) em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo e Livre-Docente em 2011, sendo atualmente Professor Titular de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

As atividades de pesquisa acadêmica e política se complementam na carreira de Nabil, que já por duas vezes ocupou o cargo de vereador em São Paulo (nas legislaturas 2001-2004 e 2013-2016), nesta última tendo papel decisivo como relator na elaboração do atual Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. Em 2020 sai em uma inovadora proposta de representação política, sendo o porta-voz e representante nas urnas da candidatura coletiva Coletivo Mais Direito À Cidade.

Também possui experiência no executivo, onde já foi Superintendente de Habitação de São Paulo (1989-1992), Secretário Municipal de Cultura (2014-2016) e, no governo federal, foi Secretário de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-2012) onde coordenou a implantação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos.

PAINEL 1: “Risco Climático e Desastres Urbanos”

Celso Santos Carvalho


Celso Santos Carvalho. Engenheiro civil, mestre e doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP. Ex-pesquisador do IPT (1986 – 2002). Ex-diretor do Ministério das Cidades (2003 – 2014) responsável pelo programa de prevenção de desastres. Servidor público federal aposentado. Perito judicial junto ao TJSP. Membro da coordenação nacional da Rede BrCidades.

Alessandra Cristina Corsi

Possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Geociências e Meio Ambiente e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atua como Pesquisadora na Seção de Investigações, Riscos e Gerenciamento Ambiental, da área de Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, sendo docente do Mestrado Profissional do IPT, no Curso de Especialização Investigação do Subsolo: geotecnia e meio ambiente. Em 2004, participou do V Curso Internacional – Manejo de Sistemas de Información para la Mitigación de Desastres, ofertado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Em 2010 participou do Programa de Capacitação no Exterior (PDCE) por meio de um projeto junto ao Serviço Geológico Americano (USGS). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sistemas de Informações Geográficas e Cartografia Geotécnica.

PAINEL 2: “Regularização fundiária: alternativa em áreas frágeis”

Márcia Terlizze

Assistente Social com formação em Arquitetura e Urbanismo e Especialização em Urbanismo Social e em Direito Imobiliário, Notarial e Registral. Trabalhou por 34 anos na Secretaria de Habitação de São Paulo, e de forma específica em 2015/2016 na Coordenadoria de Regularização Fundiária. Tem larga experiência em políticas públicas, voltadas para intervenções de planejamento urbano, regularização fundiária, planos de reassentamento involuntário, planos de desenvolvimento social, mediação de conflitos fundiários, trabalho social, habitação popular e à implementação de programas e empreendimentos habitacionais.

Eric Vieira

Eric Rodrigues Vieira, advogado formado pela Faculdade de Direito de Sorocaba (2000), Pós Graduado em Processo Civil pela PUC/SP. Ex-Secretário Municipal de Negócios Jurídicos e Patrimoniais de Sorocaba. Ex-Secretário Municipal de Governo de Sorocaba Ex-Gerente Regional da CDHU Sorocaba. Atual Secretário Executivo do Programa de Regularização Fundiária Cidade Legal.

PAINEL 3: “Os impactos do risco climático na agricultura e pecuária”

Ana Paula Contador Packer

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1993), com mestrado e doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo, respectivamente em 1996 e 2000. Pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Meio Ambiente), na área de Mudanças Climáticas. Na gestão atual da Embrapa Meio Ambiente, está à frente da Chefia Adjunta de Transferência de Tecnologia.

Samuel de Mello Pinto

Engenheiro Florestal e licenciado em Ciências Agrárias pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Pesquisador do programa de Sustentabilidade nas Cadeias de Valor do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces). Tem trabalhado em projetos de formação e pesquisa na interface entre agricultura familiar, clima e políticas públicas, com destaque ao projeto Cinturão+Verde, cujo objetivo é promover a adaptação às mudanças climáticas por agricultores familiares do cinturão verde de São Paulo.

PAINEL 4: “Biodiversidade e mudança climática”

Jussara de Lima Carvalho

Graduada em engenharia Química pela UFScar, Mestre em Saneamento e Hidráulica, doutora em governança da água em São Paulo. Foi Secretária Executiva do CBH-Sorocaba e Medio Tietê, Secretária de meio Ambiente em Sorocaba de 2009 a 2014, CEO do ICLEI para a América do Sul, Gerente de Mudanças Climáticas na CETESB, e atualmente ocupa a posição de Chefe da Assessoria Internacional da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado.

Claudia Beltrame Porto

Bióloga licenciada pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Mestre em Ecologia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Especialista Ambiental da SIMA desde 2009, tendo atuado nas áreas de Educação Ambiental, Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente está lotada na Unidade de Gestão de Projetos, atuando no Programa Nascentes e Programa Refloresta-SP.

Alexandre Tortorella Mandl

Alexandre Tortorella Mandl, graduado e especialista em Direito Constitucional pela Puc-Campinas, mestre pela Unicamp, é advogado de diferentes ocupações de moradia na região metropolitana de Campinas, incluindo Vila Operária, Vila Soma e Nelson Mandela. É membro da RENAP (Rede Nacional de Advogad@s Populares) e do IPDMS (Instituto de Pesquisa Direito e Movimentos Sociais).

Deixe um comentário