Você está visualizando atualmente Prefeito de Guarulhos recebe prêmio ambiental da RAPS por Lixo Zero

Prefeito de Guarulhos recebe prêmio ambiental da RAPS por Lixo Zero

Presidente eleito do CONDEMAT foi premiado por iniciativa para a preservação do meio ambiente

O prefeito de Guarulhos, Guti, que é presidente eleito do CONDEMAT-Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, recebeu no último sábado (18/12) o 2º Prêmio RAPS Inovação e Sustentabilidade, na categoria Planeta. O programa reconhecido na ocasião pela Rede de Ação Política para Sustentabilidade (RAPS) foi o Lixo Zero, que tem como principal objetivo reduzir ao máximo a geração de resíduos no município.

“Criamos o Lixo Zero sabendo da importância de agir não só para a redução do lixo produzido, mas no encaminhamento correto dos resíduos para reciclagem ou compostagem. Esse reconhecimento é muito importante para todos que agiram e tornaram esse projeto realidade”, afirmou o prefeito Guti.

Criado em 5 de junho de 2017, o Lixo Zero é uma das várias iniciativas da atual administração pública de Guarulhos para a preservação e a redução do impacto humano no meio ambiente.

Ações ambientais

Guarulhos vem se destacando em uma série de ações ambientais implantadas desde o início da primeira gestão do prefeito Guti, em 2017. Neste ano, a cidade deu início à coleta seletiva, que percorre diversos bairros do município de segunda a sábado, recolhendo resíduos recicláveis. O Programa Ilhas Verdes desde 2017 já plantou 26 mil árvores nativas da Mata Atlântica em Guarulhos.

Outra ação de impacto positivo na qualidade de vida dos munícipes e no meio ambiente será o Programa de Macrodrenagem da Bacia do Rio Baquirivu-Guaçu. Viabilizada pela parceria da Prefeitura com a Corporação Andina do Fomento (CAF), as obras contemplam a canalização de 14,4 km do rio Baquirivu, instalação de parque linear em toda a sua extensão e uma ciclovia que irá da estação da CPTM até a divisa com a cidade de Arujá, com cerca de 20 km, implantação de áreas de recreação e esporte com iluminação pública sustentável, entre outras melhorias.

“Nossa administração, desde 2017, quando assumiu a cidade de Guarulhos, trabalha para fazer o município progredir sem esquecer as ações sustentáveis e o respeito ao meio ambiente. Vamos continuar dessa forma”, concluiu Guti.