Você está visualizando atualmente CONDEMAT premia cidades por práticas exitosas no enfrentamento à pandemia

CONDEMAT premia cidades por práticas exitosas no enfrentamento à pandemia

  • Categoria do post:Noticias

Primeira edição do Simpósio de Saúde foi realizada em Guararema e contou com a participação de todos os 12 municípios que integram o consórcio

O Simpósio de Saúde do Condemat – SISAC, realizado nesta terça-feira (14/12), reuniu autoridades públicas e especialistas em saúde e epidemiologia para a apresentação e premiação de municípios pelos projetos realizados no enfrentamento e combate à Covid-19. O evento, que seguiu as recomendações sanitárias para prevenção ao coronavírus, contou com a participação de mais de 180 pessoas no Guararema Parque Hotel.

O simpósio foi dividido em duas etapas, sendo que na parte da manhã, foram feitas as apresentações dos trabalhos de Mogi das Cruzes, Arujá, Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Biritiba Mirim, Santa Branca, Salesópolis e Santa Isabel. Também foi feita uma mesa técnica com a participação dos membros do Observatório Covid-19 BR, Renato Coutinho e Brigina Kemp. A palestra teve como tema “Análise epidemiológica, vigilância e perspectivas”, e abordou a situação epidemiológica no Estado de São Paulo e a importância da continuidade de ações de combate à Covid-19, como uso de máscaras e o valor da vacinação como forma de findar a pandemia.

Já no período da tarde, as cidades de Suzano e Guarulhos apresentaram seus projetos e foi realizada a segunda mesa técnica, cujo tema era “Covid-19: Aprendizado, planejamento e desafios na gestão compartilhada em rede”. Estiveram presentes na palestra o membro do Comitê Científico de São Paulo, Carlos de Carvalho; o superintendente do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, José Carlos Paludeto; o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São (Consems/SP), Geraldo Reple, e a representante da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Vânia Tardelli.

De acordo com a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT, Adriana Martins, o SISAC reuniu os melhores projetos da região e exaltou os benefícios obtidos nos últimos 20 meses de combate à pandemia por todas as prefeituras municipais. “Estivemos em parceria com as 12 Secretarias de Saúde e demos apoio às ações feitas para a contenção da doença e vacinação em massa da população, o que foi fundamental para a diminuição de casos e óbitos”, explica.

Ao fim do evento, foi feita uma homenagem aos especialistas presentes na segunda mesa técnica do dia, pela participação e contribuição para as discussões sobre saúde no Alto Tietê. Os prefeitos dos 12 municípios receberam, em nome dos autores dos projetos apresentados no SISAC, um tributo de reconhecimento aos trabalhos executados no combate à Covid-19, visando a diminuição de casos e óbitos.

Na ocasião, Arujá foi premiada pelo trabalho “Vacinação em massa da Covid-19 no município de Arujá: implantação de ferramentas que agilizem o processo evitando fila”. Biritiba Mirim, por sua vez, foi reconhecida pelo projeto “Importância do processo de imunização visando o controle da pandemia e a queda do número de óbitos por Covid-19 em Biritiba Mirim”. Ferraz de Vasconcelos foi autora da iniciativa “Uso de brinquedos recicláveis confeccionados artesanalmente para o estímulo da comunicação infantil durante a pandemia de Covid-19”, premiada no SISAC. A cidade anfitriã do evento, Guararema foi a responsável pelo “Prontuário Afetivo: promovendo a aproximação entre doente e familiar durante o período de internação por Covid-19 na Santa Casa de Guararema”.

Guarulhos apresentou “Reorganização do Plano de Contingência no enfrentamento à pandemia Covid-19 em unidades de urgência e emergência administradas pela gestão pública”, enquanto Itaquaquecetuba recebeu o tributo pelo projeto “Programa Saúde na Escola em tempos de pandemia”. Já Mogi das Cruzes recebeu a homenagem pelas “Estratégias de acolhimento ao paciente e familiar frente à Covid-19 no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes”; e Poá, pelo trabalho “Exercícios terapêuticos como componente na reabilitação de pacientes pós-Covid-19”.

O município de Salesópolis recebeu o tributo pelo “Projeto Olhe-se”, Santa Branca pela iniciativa “Reabilitação fisioterapêutica pós-Covid-19”. Santa Isabel foi consagrada com a “Unidade Sentinela” e, por fim, Suzano foi reconhecida pelo trabalho “Gestão aproximada de recursos: garantias seguras às práticas do servidor e ao cuidado digno ao usuário em tempos de pandemia”.

De acordo com o presidente do CONDEMAT, Rodrigo Ashiuchi, a região está seguindo em um momento promissor e é preciso reconhecer as práticas positivas que foram desenvolvidas no enfrentamento ao coronavírus. “Os últimos dois anos foram difíceis, mas superamos os desafios trazidos pelo coronavírus e é hora de celebrar e exaltar as iniciativas positivas feitas pelos Secretários de Saúde, prefeitos e profissionais da saúde”, afirma.

Apoio do Estado à região

O Secretário Estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, esteve presente no simpósio. Em sua fala, o representante estadual exaltou o sucesso das ações realizadas no Estado de São Paulo a partir dos esforços das autoridades municipais e profissionais da saúde. Além dos projetos voltados à gestão de recursos, atendimento e contenção a Covid-19, o secretário evidenciou o valor da vacinação, que já atingiu cerca de 77% da população paulista, e é um dos principais fatores para a diminuição de óbitos e casos.

Gorinchteyn também reafirmou seu compromisso com o Alto Tietê, para estender a parceria entre os municípios e os governos estadual e federal, para a continuidade dos trabalhos de enfrentamento a Covid-19 e fortalecimento da saúde na região. “O CONDEMAT foi o consórcio que mais nos ajudou, buscando soluções e trabalhos de apoio ao enfrentamento à pandemia. Agradeço as 12 cidades, lideradas pelo presidente Rodrigo Ashiuchi, pela dedicação e empenho”, disse.

Para Ashiuchi, a ligação do Alto Tietê com o governo estadual é fundamental e será essencial para o desenvolvimento de projetos inovadores no próximo ano. “As cidades do CONDEMAT têm muito potencial e estão empenhadas em aprimorar seus serviços e acolhimento a população, com os esforços combinados, muito será feito nos próximos anos a favor da saúde pública”, finaliza.

Participantes

O Simpósio de Saúde do Condemat contou com a presença de diversas autoridades públicas do Alto Tietê. Entre elas estão os Secretários de Saúde dos municípios de Arujá, Leonardo Reis; Biritiba Mirim, Virginia Garcia Leme; Ferraz de Vasconcelos, Clécio Goncalves; Guararema, Adriana Martins; Itaquaquecetuba, Edson da Paiol; Poá, Claudia de Deus; Santa Isabel, Rosa Maria Ravazzi Moreno e de Suzano, Pedro Ishi. Também compareceram os Secretários Adjuntos de Saúde de Guarulhos, Michel Rodrigues de Paula e de Mogi das Cruzes, Andrea Gomes Vital Godoy.

Representando os hospitais da região, estiveram presentes o diretor técnico do Hospital Regional Dr. Osiris Florindo Coelho, de Ferraz de Vasconcelos, Roberto Kameo; a diretora do hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, Fabiana Santos Fonseca; o diretor do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, Luiz Carlos Viana e a coordenadora do Hospital das Clínicas de Suzano, Carolina Pamplona.

O simpósio contou com o apoio das prefeituras do Condemat, além de patrocínio de empresas locais, como a Suzano S.A; RV Imola; Sabesp; Grupo RFR; Açotubo; Dagan; Karina Plásticos; Lepe; Mirandinha; Mobensani; Mogi Mater; Hospital Santa Maria; Sil Cabos; Truckvan; Mars; Murc e Transguará. O presidente do consórcio agradeceu a parceria das empresas locais e ressaltou a importância do apoio ao SISAC. “Com a união de todos, foi possível realizarmos esse grande evento de valorização à saúde no Alto Tietê”, finaliza.

Deixe um comentário