CONDEMAT participa da primeira feira de turismo com o Circuito das Nascentes

Região marca presença na 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo com participação no estande do Estado de São Paulo; evento vai até sexta-feira no Expo Center Norte

O CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê faz sua primeira participação pública com o Circuito das Nascentes na 47ª ABAV Expo Internacional, uma das maiores e mais importantes feiras de negócios e turismo da América Latina, que começou hoje no Expo Center Norte. A participação da Região acontece no estande do Estado de São Paulo e mobiliza técnicos das 11 cidades do Alto Tietê.

Na abertura da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) nesta quarta-feira (25/09), o prefeito Vanderlon Oliveira Gomes, da Estância Turística de Salesópolis, destacou o potencial turístico do Alto Tietê e falou sobre as expectativas de crescimento do setor nas cidades da Região agora que o Circuito das Nascentes está ligado ao CONDEMAT.

O Consórcio tem uma estrutura consolidada e uma atuação articulada com todos os municípios que compõem o Circuito das Nascentes, o que possibilita o desenvolvimento de ações para o fomento do turismo regional. Um exemplo disso está na presença do Alto Tietê num dos principais eventos nacionais de turismo, onde as nossas cidades são divulgadas num espaço privilegiado no estande do Estado de São Paulo”, disse o prefeito na abertura do evento com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, e o secretário de Estado do Turismo, Vinícius Lummertz.

Das 11 cidades que formam o CONDEMAT e o Circuito das Nascentes, duas são Estâncias Turísticas – Salesópolis e Poá – e três já são Municípios de Interesse Turístico (MITs) – Guararema, Mogi das Cruzes e Santa Isabel. Outras cidades buscam também o título de MIT.

A nossa Região possui inúmeros atrativos, como nascentes, cachoeiras, riachos, rios, fontes de água mineral, represas, montanhas e parques, além de haras e pesqueiros. O turismo é um importante componente da economia do Alto Tietê e o CONDEMAT está atuando para fortalecer isso ainda mais”, ressaltou o prefeito Vanderlon, ao destacar que o Alto Tietê abriga, em Salesópolis, a nascente do Rio Tietê, o principal rio do Estado de São Paulo.

A divulgação do Circuito das Nascentes na 47ª ABAV acontece num balcão receptivo onde são exibidos vídeos, distribuídos materiais impressos e fornecidas informações sobre os atrativos turísticos das cidades da Região. Representantes das secretarias e departamentos municipais de turismo vão se revezar no atendimento ao público até a próxima sexta-feira, quando termina o evento, que deve receber mais de 26 mil participantes.

Essa é a primeira vez que o CONDEMAT e o Circuito das Nascentes estão como coexpositores e com uma participação efetiva da Região na ABAV, mostrando o potencial turístico das cidades do Alto Tietê para visitantes, estudantes de turismo, empresários e agências de viagem do Brasil todo”, frisou Ricardo Balcone, secretário de Turismo de Guarulhos e coordenador da Câmara Técnica de Turismo do CONDEMAT. “Estamos trabalhando para um Plano de Turismo Regional, com o objetivo de promover o avanço das cidades num setor que é um importante gerador de receitas e tem espaço para crescer”, acrescentou.

No evento, o prefeito Vanderlon fez questão de conversar com os representantes da Região no balcão do Circuito das Nascentes e também da Aprecesp – Associação das Prefeituras de Estâncias do Estado de São Paulo.

 

 

Comentários