Você está visualizando atualmente Região tem o primeiro Arranjo Produtivo reconhecido pelo Estado

Região tem o primeiro Arranjo Produtivo reconhecido pelo Estado

  • Categoria do post:Noticias

Com o reconhecimento, produtores podem atuar de maneira integrada para fortalecimento da marca coletiva

O Governo do Estado publicou ontem (23/03) o edital de reconhecimento do primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) do Alto Tietê, o APL do mel. O arranjo foi formalizado em outubro do ano passado por meio de parceria entre o CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, Sebrae e instituições públicas e privadas e tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do mel na região que possui cerca de 200 produtores, entre apicultores e meliponicultores (abelhas sem ferrão) e movimenta aproximadamente um milhão de reais por ano na economia regional.

Com o reconhecimento do Estado, os produtores e representantes de entidades envolvidas ganham mais força para atuarem na construção da marca coletiva, evidenciando a região; no compartilhamento de recursos como maquinários e estruturas administrativas; na gestão de demandas coletivas para solução de gargalos aos negócios; além de terem acesso a capacitações novas tecnologias oferecidas pelo Estado.

“O reconhecimento do APL representa uma vantagem competitiva para a região, porém é apenas um ponto de partida deste trabalho. Agora precisamos seguir com o planejamento interno e ações necessárias para a continuidade e fortalecimento da cadeia produtiva do mel”, disse Felipe Monteiro de Almeida, coordenador da Câmara Técnica de Agricultura do CONDEMAT, que explicou que atualmente o grupo trabalha com foco na atualização dos dados de produção e renda na região, elaboração do regimento interno e elaboração do plano de comunicação.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado em breve será agendada uma data para realização de cerimônia de certificação do APL.

Com o CONDEMAT, participam da iniciativa o Sebrae, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS), Prefeitura de Salesópolis, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), FATEC Mogi das Cruzes, Suzano S/A, Cooperativa Agrícola Mista do Alto Tietê (CAMAT), Instituto Socioambiental Suinã e Associação dos Agricultores e Apicultores da Serra do Itapeti (AGRIAPSI).

Deixe um comentário