Você está visualizando atualmente Recicla Cidade do CONDEMAT+ é destaque no Fórum ABRE de Sustentabilidade

Recicla Cidade do CONDEMAT+ é destaque no Fórum ABRE de Sustentabilidade

  • Categoria do post:Noticias

Evento é vitrine para o consórcio mostrar projeto pioneiro e conquistar novas parcerias

O projeto Recicla Cidade do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) foi um dos grandes destaques do Fórum ABRE de Sustentabilidade, realizado nesta quinta-feira (25), na Capital paulista. A participação do consórcio marca a busca por novas parcerias com foco na expansão das etapas da iniciativa. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), reúne integrantes do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor para discutir a sustentabilidade na cadeia de embalagens de consumo.

O fórum, que chega a sua quarta edição, reuniu representantes de grandes empresas nacionais e internacionais. Ele é uma vitrine para o Recicla Cidade, uma ação pioneira do CONDEMAT+, que chamou a atenção do público presente por sua capilaridade e potencial. “O Fórum ABRE de Sustentabilidade dá visibilidade e mostra a importância do que estamos fazendo em nossa região para cuidar da destinação correta dos resíduos recicláveis. Esse é um assunto que impacta todas as cidades e um desafio que precisa ser superado com ações efetivas, que é a nossa meta dentro do consórcio”, destacou o presidente do CONDEMAT+, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis.

A experiência do Recicla Cidade, um dos cases de sucesso do consórcio, foi apresentada no painel “Programas público-privados para coleta seletiva e reciclagem”, que teve as participações da prefeita de Benevides (Pará), Luziane de Lima Solon de Oliveira, da secretária de Meio Ambiente e Turismo de Benevides, Maria do Socorro de Oliveira, do coordenador adjunto da Câmara Técnica de Gestão Ambiental do CONDEMAT+, Douglas Batista e da gestora de projetos da Espaço Urbano, Roseli Barbosa.

Para ampliar as ações do Recicla Cidade, o consórcio busca novas parcerias. “Desafiamos as empresas a entrarem conosco em 14 cidades do CONDEMAT+, com 3 milhões de habitantes, para promover um projeto inovador e de engajamento, de forma perene. Temos que ter responsabilidade compartilhada sobre o que é produzido, consumido e sua destinação final”, reforçou o presidente.

Além da coleta e beneficiamento dos produtos recicláveis, o Recicla Cidade tem uma importante função social. A região foi a primeira a criar uma moeda socioambiental, que é fornecida nas Lojas Socioambientais, o que fomenta o comércio local e impulsiona a economia regional. Hoje, são 14 unidades espalhadas pelo território do consórcio.

O fórum abordou as iniciativas bem-sucedidas, perspectivas e caminhos a serem seguidos, além de trazer os cases de sucesso, novas tecnologias e legislações sobre o tema. Entre os principais players que participaram dos painéis estão a Tetra Pak; Natura; Danone; Heineken; Nivea; Coca-Cola, ifood; Nestlé; Unilever; Pepsico; Kraft Heinz; L’oréal; e 3 Corações.

Recicla Cidade

O Recicla Cidade foi implantado na área do CONDEMAT+ em 2021, depois do sucesso de projetos pilotos realizados em Salesópolis e Guararema. O objetivo do projeto é formalizar as cooperativas de materiais recicláveis, capacitar os catadores para o fortalecimento da atividade empreendedora e conscientizar a população. Ele é responsável por fortalecer a educação ambiental, gerar economia para as cidades, criar emprego e renda para população mais vulnerável. 

Deixe um comentário