Você está visualizando atualmente <strong>Profissionais de saúde da região iniciam capacitação do programa AbraçAR</strong>

Profissionais de saúde da região iniciam capacitação do programa AbraçAR

Programa desenvolvido por meio de parceria entre o CONDEMAT e a Boehringer tem como objetivo auxiliar a jornada do paciente de DPOC

Cerca de 100 profissionais da área da Saúde entre médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros e agentes dos municípios do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê participaram, na manhã de hoje (29/09), da primeira capacitação do programa AbraçAR, desenvolvido por meio de parceria entre o consórcio e a multinacional Boehringer Ingelheim com o objetivo fortalecer as redes de Atenção Primária da região e auxiliar a jornada dos pacientes portadores de DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, desde o diagnóstico até o tratamento.

Neste primeiro encontro, que aconteceu de forma virtual, o médico pneumologista Rodrigo Santiago falou sobre a doença que afeta as vias aéreas, os fatores que a diferenciam de outras doenças pulmonares como a Asma e a Fibrose Pulmonar e reforçou a importância do diagnóstico correto para o tratamento adequado.

Até o final do ano serão realizadas mais três capacitações, sendo duas virtuais e uma presencial, que irão abordar os aspectos clínicos e diagnósticos, a personalização do tratamento, entre outras diretrizes.

Para a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT, Adriana Martins, a parceria já está agregando conhecimento aos profissionais das redes municipais. “Nesta primeira capacitação todos os participantes puderam absorver um conteúdo muito rico para lidar com a enfermidade e atender os portadores dos casos leves a moderados”, destacou.

O programa AbraçAR foi lançado oficialmente na região no dia 12 de setembro, e, além das capacitações, prevê a disponibilização de uma cabine de biossegurança, profissionais e insumos para realização de exames de Espirometria, que auxilia na detecção da doença.

A cabine vai atender inicialmente Suzano e, até o final do ano, deve percorrer os demais municípios do CONDEMAT. Mais de 1.800 exames devem ser realizados em toda a região, mediante regulação e agendamento feito pelas secretarias de saúde.