Você está visualizando atualmente Prefeitos apresentam demandas da região para Kassab

Prefeitos apresentam demandas da região para Kassab

Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado recebeu os prefeitos no Palácio dos Bandeirantes

Prefeitos do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê participaram de audiência com o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado, Gilberto Kassab na tarde de ontem (16/03), no Palácio dos Bandeirantes. O encontro teve como pauta a apresentação das demandas regionais e municipais prioritárias que necessitam de apoio estadual.

Durante a reunião, o presidente do CONDEMAT, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes, relacionou as demandas da região. Na sequência, os demais prefeitos pontuaram as reivindicações dos municípios e solicitaram a liberação de convênios firmados na gestão passada.

“Foi uma importante oportunidade para apresentarmos as pautas prioritárias da região, além das demandas municipais. Essa articulação junto ao Governo do Estado é fundamental para destravar projetos e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento da região”, destacou o presidente Caio Cunha.

Entre as principais demandas apresentadas está a abertura do Hospital Regional do Alto Tietê, oficialmente criado no ano passado na estrutura do Hospital das Clínicas de Suzano. A solicitação é para que o hospital seja aberto imediatamente como rede referenciada do Alto Tietê, o que ajudará a desafogar as outras unidades hospitalares existentes na região, como o Hospital Luzia de Pinho Melo.

Foram apresentadas ainda as necessidades de obras de infraestrutura e mobilidade urbana para a região, como a implantação de duas alças de saída no Trecho Leste do Rodoanel (SP-021), na divisa dos municípios de Suzano e Poá; o término da duplicação da Rodovia Mogi-Dutra (SP-88), no trecho de Arujá; a duplicação da SP-56, que interliga os municípios de Itaquaquecetuba, Arujá, Santa Isabel e Igaratá; além da construção de linha de metrô ligando Guarulhos a São Paulo.

Os estragos causados pelas chuvas também entraram em pauta na reunião com o reforço do pedido para o desassoreamento do Rio Tietê no trecho entre Mogi das Cruzes e Guarulhos, além de medidas e recursos emergenciais para o atendimento de famílias que estão desabrigadas.

Na área da segurança, os prefeitos solicitaram a implantação de mais uma unidade do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) na região para combater o crime de maneira mais ostensiva. Atualmente existe um BAEP em Guarulhos que atende aos municípios de Arujá e Santa Isabel.

Foi apresentada ainda a necessidade de apoio do Governo do Estado para a conclusão das obras e custeio do Instituto da Saúde da Mulher, que funcionará em Guarulhos atendendo toda a região do Alto Tietê.

Kassab acolheu as demandas juntamente com sua equipe técnica e se comprometeu a intermediá-las junto às secretarias e órgãos pertinentes.
“O CONDEMAT é um dos consórcios mais importantes do Estado e nós sabemos das dificuldades enfrentadas nos municípios. Estamos aqui para ouvir os anseios e reivindicações dos prefeitos para conduzirmos estas pautas com prioridade dentro do Governo do Estado”, disse o secretário de Estado.

A reunião contou com a participação do deputado federal, Marco Bertaiolli. “A região do CONDEMAT vive um momento político favorável para avançar nas pautas prioritárias. Temos no Kassab, que conhece os problemas enfrentados nos municípios por conta da sua experiência como prefeito de São Paulo, um interlocutor junto ao governador Tarcísio de Freitas”, disse Bertaiolli.

Participaram da audiência os prefeitos Luís Camargo (Arujá), que é vice-presidente do CONDEMAT, Carlos Aberto Taino Jr (Biritiba Mirim), Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Guti (Guarulhos), Elzo Elias de Souza (Igaratá), Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba), Marcia Bin (Poá), Vanderlon Gomes (Salesópolis), Adriano Levorin (Santa Branca) e Carlos Chinchilla (Santa Isabel), além de secretários e técnicos dos municípios.

Bolsa Trabalho
A continuidade do programa Bolsa Trabalho, vinculado à secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, também foi pautada pelo Conselho de Prefeitos do CONDEMAT durante a audiência com Gilberto Kassab. Nos 13 municípios do CONDEMAT, o programa atende atualmente quase três mil pessoas que trabalham nas repartições públicas. Além de colaborar com os serviços do poder público, o programa exerce forte impacto na economia dos municípios ao gerar emprego e renda para a população mais vulnerável.
De acordo com Kassab, o programa será continuado nos mesmos moldes atuais com o esforço de que não haja interrupção nas atividades que atualmente são desempenhadas pelos beneficiários.
“O programa Bolsa Trabalho vai continuar. Em breve os prefeitos terão acesso a um novo edital do programa”, garantiu Kassab.