Você está visualizando atualmente Municípios do CONDEMAT discutem ações contra cheias no DAEE

Municípios do CONDEMAT discutem ações contra cheias no DAEE

Em nova rodada de discussões para mitigar impacto das chuvas, departamento estadual anuncia antecipação de prazos para desassoreamento do Rio Tietê

Técnicos dos municípios do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê estiveram no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), nesta terça-feira (30/05), numa nova rodada de trabalho para discutir ações contra as enchentes na região. Entre as novidades está a antecipação em um mês do processo para contratar o desassoreamento do Rio Tietê.

Prevista inicialmente para agosto, a abertura da licitação para o desassoreamento deverá acontecer em julho, de forma a permitir que os serviços comecem em outubro, antes das chuvas do próximo verão. O desassoreamento dos lotes 3 e 4 contempla as áreas da Barragem da Penha até Guarulhos e de Guarulhos até Mogi das Cruzes. A intervenção é tida como essencial para liberar a calha e permitir melhor escoamento das águas.

A superintendente do DAEE, Mara Ramos, ressaltou os esforços do órgão para dar vazão às demandas do Alto Tietê e intensificar o enfrentamento das enchentes. “A área do CONDEMAT é prioritária e estamos trabalhando com os municípios para encontrar as melhores soluções, nos menores prazos”, ressaltou a gestora.

A  reunião teve a participação das cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano. Nela foi anunciada também a compra de equipamentos hidráulicos para a Barragem da Penha, que estão em fase de instalação. Com as novas estruturas, a previsão é de que em até 15 dias possam ser iniciados os testes no local, que é um dos pontos da região indicados entre os possíveis causadores das enchentes.

“Temos cidades que foram muito prejudicadas pelas chuvas e essa articulação técnica entre as prefeituras e o Estado é fundamental para um plano de ações efetivo”, ressaltou o prefeito Vanderlon Gomes, de Salesópolis, que representou o Conselho de Prefeitos na reunião. Um novo encontro do grupo já foi agendado para junho.