Você está visualizando atualmente Mortes em maio superam estatísticas

Mortes em maio superam estatísticas

• Categoria do post:Coronavírus

Região tem 318 vítimas fatais e taxa de letalidade do coronavírus atinge 12,1%

Com mais 11 óbitos confirmados hoje (13/05),  o número de mortes por coronavírus nesses 13 dias de maio já ultrapassa os registros de março e abril. A região do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê atingiu hoje a marca de 318 vítimas fatais, com uma taxa de letalidade de 12,1%.

Os 11 óbitos registrados nesta quarta-feira ocorreram em Guarulhos (homem – 64 anos, mulher – 89 anos, mulher – 62 anos, mulher – 69 anos e homem– 61 anos); Itaquaquecetuba (mulher – 61 anos);  Mogi das Cruzes (homem – 72 anos); Salesópolis (homem – 82 anos); e Suzano (mulher – 66 anos, mulher – 66 anos e homem – 80 anos).

Nesses 13 dias de maio morreram 161 pessoas com diagnóstico de Covid-19. Em março e abril, as vítimas fatais somavam 157 (6 óbitos em março e 151 em abril). O aumento registrado de mortes nesse mês é de 103% em relação ao último dia 30.

A Região soma hoje 11.145 notificações por coronavírus, das quais 2.619 foram confirmadas, com 318 óbitos e 1.362 pacientes recuperados (os demais estão internados ou em acompanhamento domiciliar). A área do CONDEMAT também teve 4.387 casos descartados e há 2.098 aguardando resultados de exames.

Com relação aos óbitos, Guarulhos lidera as estatísticas com 152 registros. Em seguida estão Mogi das Cruzes (39 mortes), Itaquaquecetuba (37) e Suzano (32).

“Tivemos um aumento de casos e de óbitos, similares ao de nossas projeções. O que devemos pensar daqui para frente é que o isolamento social vai ser fundamental na definição deste quadro”, diz Adriana Martins, coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT. “O vírus não anda, nós é que o levamos. É muito importante ficar em casa porque estamos em uma fase muito crítica da doença na Região Metropolitana”, acrescenta.

QUARENTENA

Os prefeitos do CONDEMAT mantém o alinhamento de cumprir as regras da quarentena determinada para o Estado de São Paulo, inclusive com as restrições ao funcionamento de salões de beleza e academias de ginástica. O entendimento dos prefeitos é que a Região está muito colada com a Capital e a conduta de uma cidade interfere diretamente nos municípios vizinhos e pode comprometer a eficácia das medidas adotadas para contenção do vírus.

PLANILHA IMPRENSA – CORONAVIRUS (COVID – 19) – 13.05.2020