Você está visualizando atualmente Guararema, integrante do CONDEMAT, é a primeira cidade brasileira a operacionalizar a Lei Paulo Gustavo

Município está com dois editais abertos com valores que somam R$ 280 mil

Guararema, integrante do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, é a primeira cidade brasileira a operacionalizar a Lei Paulo Gustavo. A legislação criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais voltadas aos artistas, produtores e fazedores de cultura é discutida na Câmara Técnica de Cultura do consórcio e, em breve, será aplicada por outros municípios da Região.

Em Guararema os valores disponíveis nos editais chegam a R$ 280 mil, nos quais, R$ 200 mil para projetos audiovisuais e R$ 80 mil para iniciativas artísticas e culturais. Ao todo, 34 iniciativas serão contempladas com a aprovação do Ministério da Cultura (MINC) e o Sistema de Cadastro de Profissionais da Cultura e Turismo (Simctur) apto para receber as inscrições.

Conhecida por receber um grande número de turistas e abrigar importantes pontos turísticos, o que garantiu o título de Município de Interesse Turístico (MIT), Guararema se destaca no cenário nacional ao ser pioneira na operacionalização da Lei Paulo Gustavo. “É muito significativo que a nossa Região seja a primeira do Brasil a conseguir esse feito. Tenho certeza que Guararema vai valorizar a categoria artística e proporcionar um retorno cultural importante para toda a Região”, ressalta Mateus Sartori, secretário de Cultura de Guararema e coordenador da Câmara Técnica de Cultura do CONDEMAT.

O prefeito de Guararema , José Luiz Eroles Freire, o Zé, destacou a importância da legislação para o desenvolvimento da cidade. “Hoje, com a abertura dos editais para o setor cultural da nossa cidade, tenho a certeza que teremos em breve um investimento sólido e muito importante para esta categoria, além do retorno cultural para nossa população”, reforçou.

As inscrições para os editais podem ser feitas até o dia 12 de junho pelo site da Prefeitura (guararema.sp.gov.br/leipaulogustavo). A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo atenderá os artistas interessados em participar por meio do telefone 4693-8012; WhatsApp (11) 97106-9288 e (11) 97106-8875; e-mail: editais.cultura@guararema.sp.gov.br; ou ainda presencialmente no Museu Casa da Memória Dona Nini, localizado na rua Dona Laurinda, nº 138, Centro.