Você está visualizando atualmente Estado confirma manutenção das Casas de Agricultura na região e CONDEMAT solicita estruturação das unidades

Desde 2020 o CONDEMAT luta pela manutenção dos órgãos vinculados à Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento

Após solicitação do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, está confirmada a manutenção das Casas de Agricultura e escritórios de Desenvolvimento Rural e de Defesa Agropecuária, vinculados à – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, que atendem a região do Alto Tietê. A medida foi anunciada hoje (21/01) durante visita do secretário da pasta estadual, Itamar Borges, à região.

Desde 2020, quando foi anunciada a possibilidade de fechamento das unidades, o CONDEMAT vem atuando, por meio da Câmara Técnica de Agricultura, em parceria com os representantes regionais da Coordenadoria de Defesa Agropecuária e do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes na defesa da manutenção das Casas de Agricultura.

Durante o encontro, o vice-presidente do CONDEMAT e prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes relembrou da batalha da região para que as unidades fossem mantidas e solicitou a estruturação das equipes administrativas e de campo.

“Ficamos felizes em saber que os órgãos estaduais de apoio aos pequenos e médios produtores rurais serão mantidos na região, mas é preciso destacar as dificuldades enfrentadas no dia a dia no atendimento aos agricultores, diante da falta de servidores. É importante que haja uma estruturação nestas unidades para que sigam prestando o apoio necessário aos produtores”, disse.

A atual estrutura da Secretaria de Estado da Agricultura no Alto Tietê atende 10 dos 12 municípios do CONDEMAT. São um Escritório de Defesa Agropecuária e um Escritório de Desenvolvimento Rural, que funcionam em Mogi das Cruzes, e seis Casas da Agricultura – Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

De acordo com o secretário de Estado, além da manutenção das unidades, a contratação de novos servidores é prioridade da gestão. “Em que pese a grande falta de funcionários que temos, nós encaramos o desafio de manter estas unidades de portas abertas e estamos lutando para buscar o reforço de pessoal”, destacou o secretário.

O Alto Tietê é conhecido historicamente como “Cinturão Verde” por sua intensa atividade agropecuária, na qual são produzidos alimentos e bens de consumo diversificados e que abastecem cerca de 20 milhões de habitantes da Região Metropolitana.

Parceria

O tema foi debatido durante o evento que celebrou parceria da Secretaria Estadual com a Fundação Banco do Brasil, para desenvolvimento do programa Brasileiros pelo Brasil contemplando o município de Poá com 2.000 cestas básicas e 2.000 vale gás.

Ainda durante o evento, o secretário de Estado anunciou a destinação de viaturas para ronda rural para os municípios de Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Mogi das Cruzes.

Também participaram do encontro a prefeita de Poá, Márcia Bin; a vice-prefeita de Mogi das Cruzes, Priscila Yamagami e o vice-prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Daniel Balke.