Você está visualizando atualmente Conselho dos Fundos Sociais estuda criação de banco regional de alimentos

Conselho dos Fundos Sociais estuda criação de banco regional de alimentos

Proposta foi discutida na primeira reunião dos grupos de trabalhos do CONDEMAT

O CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê deu início hoje (24/02) às reuniões dos grupos de trabalho para definição de projetos regionais que serão desenvolvidos ao longo do ano. O Conselho dos Fundos Sociais abriu a agenda com a discussão de várias propostas de atuação integrada, sendo a principal delas a criação de um banco regional de alimentos.

A proposta em estudo prevê o apoio do Governo do Estado e parcerias com a iniciativa privada e a população para a arrecadação de alimentos destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Estamos vivendo um período difícil por conta da pandemia. Com a economia instável em todo o mundo, nos próximos meses os indicadores de desemprego e de fome inevitavelmente deverão subir. É neste momento que entra o trabalho de união que o CONDEMAT proporciona, para que os municípios atravessem esta crise juntos e para minimizar os impactos para os mais de 3 milhões de moradores da nossa região” destacou, Rodrigo Ashiuchi.

A coordenadora do Conselho dos Fundos Sociais, Larissa Ashiuchi, explica que a ideia do banco regional é arrecadar um volume maior de alimentos e possibilitar que todos os municípios tenham itens para atender às famílias. “Temos cidades com muitas indústrias, enquanto outras não têm. A proposta é que, independente das arrecadações que cada cidade já faz, tenhamos uma ação em escala regional porque a demanda de famílias necessitadas aumentou muito”, ressaltou.

Na reunião também ficou definido que o grupo fará visitas a cada município, com o objetivo de compartilhar os projetos já existentes em cada Fundo Social e buscar novas experiências. Essa iniciativa já foi feita em 2017, quando da criação do Conselho, e agora será retomada, uma vez que ocorreram mudanças de gestão em nove das 12 cidades do Condemat. O primeiro município a ser visitado será Suzano, no próximo mês.

“Os municípios são diferentes, porém os problemas existentes são iguais, por isso essa troca de ideias e projetos é muito importante para fortalecer a nossa atuação em prol daqueles que mais necessitam”, disse Larissa.

Participaram da reunião as presidentes dos Fundos Sociais de Arujá, Clau Teixeira Camargo; de Biritiba Mirim, Beta Taino; de Guararema, Carmem Rosana Pieruccetti; de Guarulhos, Elen Regina Simões de Faria; de Itaquaquecetuba, Mileide Prates Queroz; de Mogi das Cruzes, Simone Margenet Cunha; de Salesópolis, Luciana Miranda; de Santa Isabel, Helena Maria Chinchilla e as coordenadoras dos Fundos Sociais de Ferraz de Vasconcelos, Ana Paula Nascimento Duarte, e de Poá, Leda Monteiro.

Cestas básicas

Serão distribuídas entre os municípios de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Salesópolis as 50 cestas básicas doadas pelo Fundo Social do Estado ao Conselho do CONDEMAT, conforme decisão consensual do grupo.