Você está visualizando atualmente CONDEMAT prevê dificuldade na fiscalização, faz apelo à população e reforça pedido por mais leitos no Alto Tietê

Decisão anunciada hoje pelo Governo coloca todo o Estado na fase vermelha entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1 e 3 de janeiro; só serviços essenciais poderão funcionar

A direção do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê prevê dificuldades para as prefeituras na fiscalização do cumprimento da medida anunciada hoje (22/12) pelo Governo, que coloca todo o Estado de São Paulo na fase vermelha entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1 e 3 de janeiro, e faz um apelo à população para que evite aglomerações, contribuindo assim para reduzir a transmissão do coronavírus e evitar as restrições mais severas.

Com a decisão estadual, apenas os serviços essenciais estão autorizados a funcionar nesses seis dias, sendo eles hospitais, clínicas, farmácias, lavanderias e serviços de limpeza e hotéis, supermercados e congêneres, bem como os serviços de entrega de bares e restaurantes; transportadoras, postos de combustíveis e derivados, armazéns, oficinas de carros e bancas de jornal.

Entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1 e 3 de janeiro, o atendimento presencial está proibido em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais.

No intervalo desses dois períodos em específico, o funcionamento volta a ser como está hoje. Pelo menos até 7 de janeiro, quando o Governo fará nova atualização do Plano SP.

“Não temos outra alternativa a não ser atender a decisão do Governo do Estado e pedir o apoio da população para que nos ajude neste momento evitando aglomerações. Nossa região possui muitos hotéis, chácaras de veraneio e pontos turísticos espalhados em grandes extensões territoriais, o que dificulta a fiscalização das equipes municipais. Então, é fundamental que mais uma vez os moradores do Alto Tietê colaborem”, ressalta o presidente do CONDEMAT, Adriano Leite.

A coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT, Adriana Martins, ressalta que o isolamento social continua sendo a principal estratégia para diminuir a transmissão do vírus entre a população. E aponta que, a exemplo de outras regiões do Estado e do mundo, os casos de coronavírus também registram alta no Alto Tietê. No intervalo de uma semana houve aumento de 2% no número de infectados e de óbitos.

Uma das grandes preocupações é com a rede hospitalar e o CONDEMAT tem discutido alternativas para ampliar a capacidade de leitos de UTI. Um dos principais pedidos ao Governo do Estado é para aumento dos leitos no HC de Suzano e no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, em Mogi das Cruzes.

“Esperamos ter a oportunidade de uma reunião técnica com a equipe do Estado ainda neste ano para ampliar a capacidade de atendimento hospitalar”, reforça o presidente do CONDEMAT.

A região registra taxa de ocupação de leitos em 70%.