Você está visualizando atualmente CONDEMAT participa de Virada ODS e discute parcerias
Solange Wuo, acompanhada pelo presidente do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrão e membros d entidade

CONDEMAT participa de Virada ODS e discute parcerias

Consórcio busca fortalecimento das políticas públicas atreladas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Representantes do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê participaram hoje (08/07) da Virada ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O evento, realizado em São Paulo, promove uma série de debates pautados nos ODS, com o intuito de conscientizar e engajar a população, bem como buscar a união dos setores público, privado e da sociedade.

Um dos painéis dedicados ao evento contou com o lançamento oficial do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS). A ferramenta tem

como objetivo avaliar a evolução dos ODS nos municípios, a exemplo do monitoramento dos países, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Ambiental, Solange Wuo, a iniciativa será importante para que os municípios possam entender onde estão as fragilidades e potencialidades no âmbito dos ODS e evoluir.

“Estamos iniciando as tratativas com o Instituto Cidades Sustentáveis para estabelecer parceria na utilização desta plataforma que será uma importante ferramenta de gestão para os municípios avançarem cada vez mais no cumprimento dos ODS, que impactam em toda a sociedade”, disse Solange, que complementou dizendo que esta parceria atende ao objetivo 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

O evento contou ainda com palestra do ex-secretário-geral das Nações Unidas, o sul-coreano Ban Ki-Moon, que participou da formulação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 2015, que surgiu como um grande pacto supranacional para o enfrentamento dos principais desafios globais.

O governador Rodrigo Garcia e o secretário de Governo, Marcos Penido participaram da abertura do evento e elogiaram a plataforma lançada pelo Instituto Cidades Sustentáveis.

“Estes índices são importantes para o desenvolvimento de protocolos e políticas públicas, além de ser fundamental para que os municípios tenham essa disposição em se comprometer com os ODS tornando esse debate comum e permeando os objetivos na sociedade”, disse.

A Virada ODS, realizada pela Prefeitura de São Paulo, com o apoio das Nações Unidas do Brasil, teve início ontem (07/07) e segue até amanhã. A programação pode ser conferida no site: www.viradaodssp.sp.gov .