Você está visualizando atualmente CONDEMAT participa da 1ª Semana de Habitação de Mogi

CONDEMAT participa da 1ª Semana de Habitação de Mogi

Representantes do Alto Tietê debatem sobre regularização fundiária com o Programa Cidade Legal

O CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, através dos integrantes da Câmara Técnica de Habitação, participou da palestra “Regularização Fundiária” na última terça-feira, durante a 1ª Semana de Habitação de Mogi das Cruzes. Secretários e técnicos das prefeituras da região debateram o tema com Daniela Altavista, secretária executiva do Programa Cidade Legal, do Governo do Estado.

No evento, a representante estadual abordou os desafios e as possíveis soluções para o avanço da regularização fundiária nos municípios paulistas, tendo como base as diretrizes da lei Nº 13.465/17: medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, somadas à integração ao ordenamento territorial e a titulação dos ocupantes.

A não regularização gera um cenário de infraestrutura precária, com ligações clandestinas de água e luz, ausência de coleta de lixo, contaminação dos mananciais e até mesmo impactos nos negócios. O caminho é regularizar e o Programa Cidade Legal auxilia os municípios através de orientação e apoio técnico”, ressalta Daniela.

Desde o início do ano passado, o CONDEMAT vem trabalhando com o Cidade Legal para ampliar o atendimento nos municípios do Alto Tietê e possibilitar que mais loteamentos sejam regularizados. Agora em 2019, até o momento, foram liberados R$ 780 mil do programa em ordens de serviços (cadastramento e levantamento topográfico, por exemplo) para núcleos habitacionais definidos como prioritários pelas cidades.

Tivemos uma atualização, pelo Cidade Legal, sobre os estágios de execução em cada cidade e o encaminhamento para a solução dos casos que apresentam pendências. A articulação regional tem sido essencial para destravar os processos e esperamos, com isso, logo ter mais núcleos habitacionais regularizados no Alto Tietê”, diz Roberto Kimura, coordenador da Câmara Técnica de Habitação do CONDEMAT.

No encontro também foram discutidas outras ações para o avanço na regularização fundiária. Uma delas será o agendamento de uma reunião com representantes do Ministério Público com o objetivo de unificar o entendimento sobre as atribuições que cabem aos municípios e órgãos estaduais.