CONDEMAT, ESTADO E HC discutem ampliação de cirurgias eletivas na região

Cirurgias de vesículas passam a ser realizadas, em 1 de agosto, no Hospital das Clínicas de Suzano; procedimentos de hérnias e varizes já estão ocorrendo na unidade desde o último dia 15

Com uma semana do início do Mutirão de Cirurgias, promovido pelo Governo do Estado, representantes do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, da Diretoria Regional de Saúde (DRS-1) e do Hospital das Clínicas (HC) de Suzano se reuniram na manhã desta sexta-feira (22/07) para avaliar o processo, assegurar que todas as vagas ofertadas sejam efetivamente utilizadas e ampliar os tipos de cirurgias identificadas como prioritárias para a região.

Já a partir de 1 de agosto, o HC Suzano passará a realizar também cirurgias de vesícula, além dos procedimentos de hérnias e varizes, que começaram a ser feitos no último dia 15. A capacidade inicial do hospital, que é referência regional, é para 400 cirurgias/mês e os ajustes no fluxo são para que todas as vagas sejam preenchidas por pacientes do Alto Tietê.

“Nosso objetivo é ter o maior número de cirurgias sendo feitas no HC Suzano para liberar a longa fila de pacientes que aguardam por procedimentos em todos os nossos municípios. Depois do nosso pedido ao governador nesta semana, hoje foi anunciada a inclusão das cirurgias de vesícula, que começam em agosto. E vamos continuar trabalhando em conjunto com o Estado para que mais procedimentos sejam atendidos no HC Suzano e com maior agilidade”, ressaltou o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, que representou o Conselho de Prefeitos do CONDEMAT.

A reunião teve a participação de secretários municipais de Saúde e técnicos de todo o Alto Tietê, assim como do diretor técnico substituto da DRS-1, Glalco Cyriaco, das diretoras Neide Hasegawa e Sandra Regina Camillo; do diretor técnico do HC Suzano, Eduardo Santochi, e do diretor clínico Antônio Sakotani. Um grupo de trabalho com representantes das três partes envolvidas – municípios, Estado e Hospital das Clínicas – foi constituído para sanar os entraves verificados já neste início do Mutirão de Cirurgias e possibilitar o maior número de atendimentos para pacientes da região.

“Já foram identificadas algumas dificuldades que precisam ser sanadas rapidamente para a eficácia do Mutirão de Cirurgias, sendo uma das principais a necessidade de ajustes no fluxo de disponibilidade de vagas e absorção da demanda existente. Essa reunião de hoje foi importantíssima porque reuniu todas as partes envolvidas e compromissadas com resultado”, avaliou Adriana Martins, coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT.

O HC iniciou o atendimento ambulatorial pré-operatório no final de junho e, no último dia 15, realizou as primeiras cirurgias. São duas salas cirúrgicas disponíveis, com capacidade para 16 procedimentos/dia.