Você está visualizando atualmente CONDEMAT e DAEE discutem soluções para as cheias no Rio Tietê

CONDEMAT e DAEE discutem soluções para as cheias no Rio Tietê

Desassoreamento será feito no segundo semestre; também foram discutidas melhorias nos municípios que fazem parte da Bacia do Rio Paraíba do Sul

A direção do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê participou, na manhã de hoje (04/04) de uma reunião de trabalho com representantes do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) para discutir soluções conjuntas para as cheias no Rio Tietê, entre elas o desassoreamento em trechos estratégicos. O presidente do consórcio Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes; os prefeitos Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Guti (Guarulhos), Vanderlon Gomes (Salesópolis) e Rodrigo Ashiuchi (Suzano), além de técnicos dos demais municípios consorciados foram recebidos pela superintendente do órgão estadual, Mara Ramos e equipe técnica do DAEE e Secretaria de Habitação do Estado, além da Defesa Civil.

O encontro teve como objetivo apontar os desdobramentos da primeira reunião realizada no mês de março e elaborar estratégias conjuntas a médio e longo prazo para conter as cheias no Rio Tietê. Para dar dinamismo ao trabalho, os municípios foram divididos em quatro grupos: Arujá e Guarulhos; Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e Salesópolis e Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano. Os municípios que fazem parte da Bacia do Paraíba, Guararema, Igaratá,  Santa Branca  e Santa Isabel formaram um grupo específico para debater melhorias na Bacia.

Ao final das discussões dos grupos, os prefeitos e técnicos apontaram as problemáticas dos municípios e apresentaram propostas de soluções integradas.

“Foi uma reunião muito produtiva onde tivemos a oportunidade de construir uma proposta conjunta para a nossa região. Os problemas dos municípios são semelhantes uns aos outros e da mesma forma qualquer intervenção que aconteça em algum deles irá impactar no outro, por isso a importância de trabalharmos juntos”, disse o presidente do CONDEMAT, Caio Cunha.

Os prazos para o desassoreamento de trechos do Rio Tietê também foram discutidos pelos prefeitos dos municípios que fazem parte da Bacia do Tietê. De acordo com a equipe técnica do DAEE, a obra nos Lotes 3, da Barragem da Penha até Guarulhos e 4, que compreende Guarulhos até Mogi das Cruzes devem ter início até novembro deste ano. O investimento nestes lotes será em torno de R$200 milhões com financiamento por meio do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).

Já o desassoreamento dos Lotes 6 e 7, que compreendem Mogi das Cruzes até Biritiba Mirim,  deve ter a ordem de serviço emitida no próximo mês.  A obra deve custar em torno de R$21 milhões e será executada com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

“Os municípios estão comprometidos em atuar junto ao DAEE com um trabalho preventivo nas áreas de risco e na questão do descarte de resíduos no leito do rio para reduzirmos estes prazos de forma que nossa região não sej a mais castigada no próximo período chuvoso”, disse o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, que também reforçou a importância da construção de um plano de macrodrenagem integrado para o Alto Tietê.

A superintendente do DAEE, Mara Ramos agradeceu o empenho dos prefeitos na construção das propostas e assegurou que todas as demandas serão avaliadas junto as equipes técnicas.

“Os prefeitos e técnicos conhecem a realidade e particularidade dos municípios e isso contribui na formatação de soluções integradas. A partir do que foi levantado nesta reunião nós formataremos um plano estratégico integrado a ser apresentado para os prefeitos nos próximos 60 dias”, disse.

Bacia do Rio Paraíba do Sul

Além do trabalho abrangendo os municípios que fazem parte da Bacia do Rio Tietê, técnicos de Igaratá e Santa Isabel também pontuaram as demandas dos municípios.

Em Igaratá foi solicitada a intervenção do DAEE junto à Furnas, que é concessionária do Reservatório do Jaguari para que seja regularizado o uso do entorno do reservatório.

Santa Isabel apontou a necessidade de obras de desassoreamento do Ribeirão Araraquara para minimizar as cheias.