Você está visualizando atualmente <strong>CONDEMAT apresenta iniciativas para fortalecimento das políticas públicas para mulheres em evento estadual</strong>

Evento reuniu autoridades estaduais e federais para promover a discussão sobre a garantia de direitos das mulheres

O CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê participou, na tarde de hoje (29/03), do Encontro Estadual da Câmara Temática de Gênero do CIOESTE – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, realizado em Osasco, com o objetivo de propor a reflexão e discussão sobre o papel do Poder Público na garantia de direitos das mulheres.

O encontro contou com a participação da secretária estadual da Mulher, Sonaíra Fernandes; da representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Aline Yamamoto; da vice-prefeita de Cotia e coordenadora da Câmara Temática de Gênero do CIOESTE, Angela Maluf, entre outras autoridades.

Durante o evento foram apresentadas iniciativas do CONDEMAT desenvolvidas por meio da Câmara Técnica de Assistência Social e Políticas Públicas para Mulheres para o fortalecimento da área.

O coordenador da Câmara Técnica, Rodrigo Freitas Siqueira falou sobre os principais programas desenvolvidos, como o Programa Acolhe, em parceria com o Instituto Avon; o Pós-Medida, da Fundação Casa; além das tratativas para implementação de uma unidade da Casa Abrigo na região.

O Programa Acolhe, desenvolvido desde junho de 2022 atendeu nove mulheres vítimas de violência doméstica e 16 acompanhantes com abrigo temporário, além de acompanhamento jurídico, psicológico e social.

Já o Pós-Medida foi implantado no fim de 2022 e atualmente está em fase de levantamento de meninas e meninas infratores egressos da Fundação Casa para o desenvolvimento de projetos buscando a empregabilidade destes jovens.

“No último ano conseguimos avançar muito com parcerias importantes para desenvolver ações de acolhimento às mulheres. Neste ano temos grandes expectativas de implementar uma unidade da Casa Abrigo regional que irá permitirá o atendimento a 20 mulheres em risco de vida iminente em razão de violência doméstica com moradia protegida e atendimento”, disse Rodrigo.

O evento contou ainda com painéis de outros consórcios da região metropolitana do Estado, que também compartilharam a atuação na articulação, mobilização, fomento, elaboração e implementação de políticas públicas para mulheres e diversidade.

A secretária estadual da Mulher, Sonaíra Fernandes acompanhou as apresentações e falou do esforço do Governo do Estado em ampliar o funcionamento das Delegacias da Mulher (DDM) para 24 horas por dia. Atualmente somente 11 DDM’s do Estado funcionam desta forma. Sonaíra falou ainda sobre as ações para empregabilidade da mulher que serão conduzidas em parceria com os municípios.

“Temos como prioridade a proteção e a empregabilidade das mulheres e teremos essa tratativa diretamente com os municípios”, disse a secretária.

O secretário executivo do CONDEMAT, Adriano Leite, falou da importância do evento. “Compartilhar nossas experiências e absorver um pouco das iniciativas de outras regiões é sempre muito enriquecedor para o trabalho do CONDEMAT e para atualização dos técnicos das prefeituras”, disse o secretário executivo, Adriano Leite.

O CIOESTE reúne um grupo de 11 cidades paulistas: Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque, Araçariguama e Vargem Grande Paulista, que juntas têm uma população de mais de 3 milhões de habitantes.

Rodrigo Freitas Siqueira, Sonaíra Fernandes e Adriano Leite

Adriano Leite, Angela Maluf, Ana Cláudia , Brígida Sacramento e Rodrigo Freitas Siqueira
Rodrigo Freitas Siqueira, Aline Yamamoto e Adriano Leite
Autoridades e painelistas do evento