Você está visualizando atualmente Condemat apresenta demandas ao secretário de Estado da Agricultura

Condemat apresenta demandas ao secretário de Estado da Agricultura

Consórcio pede apoio para melhorias em estradas rurais e parceria para sistema de inspeção de produtos artesanais de origem animal

O presidente do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, Rodrigo Ashiuchi, a prefeita Fábia Porto, e representantes das secretarias municipais de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo participaram de uma reunião com o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, na última quarta-feira (10/04). No encontro, o Consórcio solicitou uma cooperação técnica com o Governo do Estado para a implantação de um sistema de inspeção para a comercialização de produtos artesanais de origem animal em esferas regional e estadual, além de melhorias nas estradas rurais.

“São duas questões importantes que precisam de um apoio do Governo do Estado, principalmente, na recuperação das estradas rurais. É um serviço que vai ajudar muito as prefeituras e o setor produtivo”, argumentou o presidente do CONDEMAT. “O serviço de inspeção também permitirá o fomento à economia e ao turismo nas cidades da Região”, acrescentou a prefeita Fábia Porto.

O deputado estadual André do Prado ressaltou que a parceria com o Estado é fundamental para o Alto Tietê, uma vez que a região tem uma grande produtividade agrícola. “A agricultura é um setor muito importante no Alto Tietê, que gera empregos e renda para a população. Melhoria no sistema de produção e na qualidade e no transporte para o  escoamento rápido e adequado. Por isso é fundamental um programa do Governo para que seja feito obras nas estradas rurais”, completou.

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, informou que os pedidos vão ser analisados pelos técnicos para que sejam definidos os pontos a serem trabalhados. Ao lado da coordenadora estadual da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, Juliana Cardoso, ele destacou a importância das soluções de forma consorciada e anunciou que o Estado trabalha na estruturação de dois projetos: o Rota Rural e o Cidadania Rural. O primeiro visa o mapeamento das estradas rurais para investimentos em melhorias, enquanto o segundo possibilitará o endereçamento postal dos imóveis