Você está visualizando atualmente CONAE reúne mais de 500 pessoas para debater propostas de melhorias para a Educação

Etapa intermunicipal da Conferência Nacional de Educação foi realizada no último fim de semana

Mais de 500 pessoas, entre gestores, educadores, estudantes, pais de alunos e a sociedade civil participaram da etapa intermunicipal daIV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022 realizada no último fim de semana, em Mogi das Cruzes, pelo CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê em parceria com a UNCME – União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação.

Com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade”, o evento reuniu representantes dos 12 municípios consorciados que discutiram propostas de acordo com três eixos norteadores: “O Plano Nacional de Educação 2024 – 2034”, “Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da educação e “Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e no modelo de construção”.

Durante o evento foram propostas e aprovadas quatro moções, entre elas a de respeitar e propor estratégias e políticas públicas que criem ferramentas para que todos dentro de suas especificidades, diversidades, dificuldades e potências, sejam satisfatoriamente atendidos, em todos os espaços e tempos, efetivamente, sempre.

Isso significa que, seja nas escolas, seja em eventos que envolvam a Educação Nacional, as pessoas com deficiência, seja ela qual for: visual, auditiva, física, intelectual, múltiplas deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades, devem ter a oportunidade de participar das atividades quais forem, em sua plenitude, sentindo-se abrangidas em suas expressões.

De acordo com o coordenador da Câmara Técnica do CONDEMAT e secretário de Educação de Suzano, professor Leandro Bassini, a etapa intermunicipal da CONAE 2022 trouxe ao debate temas importantes e propostas igualmente enriquecedoras para a educação. “As conferências são processos que elevam o debate em torno da Educação. Neste caso, envolvendo os 12 municípios do CONDEMAT, as discussões foram ainda mais proveitosas elencando importantes propostas para o fortalecimento da Educação em todos os níveis e para todos”.

Durante a conferência foram eleitos 60 delegados que representarão a região na etapa estadual, prevista para acontecer em junho.

“Nossa região estará muito bem representada e com subsídios para defender uma educação mais inclusiva, com qualidade e equidade”, destacou o professor

A etapa nacional da CONAE está prevista para acontecer no mês de novembro.