Você está visualizando atualmente Cidades do CONDEMAT recebem EPIs apreendidos em Arujá

Cidades do CONDEMAT recebem EPIs apreendidos em Arujá

Cerca de 150 mil máscaras e respiradores faciais foram distribuídos aos municípios para uso dos profissionais da saúde

As cidades do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê foram beneficiadas com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) apreendidos de uma empresa de distribuição na última semana, em Arujá. São máscaras cirúrgicas e respiradores faciais destinados ao uso dos profissionais de saúde no enfrentamento ao coronavírus.

A apreensão, resultado de uma ação do Procon e da Justiça em decorrência de superfaturamento, foi de mais de 218 mil unidades de EPIs. Do total, parte ficou com a cidade de Arujá e o restante – cerca de 150 mil – foi dividido entre as cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

A divisão do material foi proporcional ao número de habitantes e a maioria das cidades, através das Secretarias Municipais de Saúde, já fez a retirada dos EPIs em Arujá.

“Essa ajuda veio em boa hora porque os municípios estão com dificuldades na aquisição dos equipamentos de proteção para as equipes de saúde. A iniciativa de Arujá de compartilhar o material da apreensão com os demais municípios do CONDEMAT confirma os esforços dos prefeitos de atuarem de forma integrada para diminuir as estatísticas de coronavírus na Região”, ressalta o presidente do CONDEMAT, prefeito Adriano de Toledo Leite.

A parcela de Arujá foi distribuída entre as equipes municipais (além da saúde, também para a Assistência Social e Guarda Municipal) e, conforme orientação da Justiça, uma parte foi destinada para a Polícia Militar e Polícia Civil, sendo que esta última informou que o material seria dividido também  entre as delegacias do Alto Tietê.