Você está visualizando atualmente CONDEMAT prevê dificuldades com saída de médicos cubanos

CONDEMAT prevê dificuldades com saída de médicos cubanos

Consórcio espera estratégia do Governo Federal para evitar desassistência da população e impacto financeiro nos municípios

A saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos deverá acarretar dificuldades para o sistema de saúde da Região, prevê o CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê. Pelo menos 7 das 11 cidades da Região fazem parte do programa e há mais de 60 médicos atuando nessas localidades (Arujá, Biritiba Mirim, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano). Caso a saída desses profissionais se concretize, os municípios terão de remanejar equipes e fazer contratações que, mesmo em condições emergenciais, demanda um tempo que pode comprometer o atendimento da população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O CONDEMAT ratifica a manifestação do COSEMS – Conselho dos Secretários  Municipais de Saúde do Estado de São Paulo pela continuidade do trabalho dos médicos cubanos no Brasil para a garantia do funcionamento das UBSs. Segundo o Conselho, só em São Paulo há 1.420 médicos presentes em 276 municípios paulistas.

Caso Cuba mantenha a decisão de deixar o programa Mais Médicos, caberá ao Governo Federal adotar mecanismos imediatos para suprir as vagas que serão abertas com a saída dos médicos cubanos.

“O que todos aguardam é uma manifestação oficial do Governo Federal sobre esse assunto e com estratégias para os municípios que estão no programa e dependem dele para manter UBSs em funcionamento”, ressalta Adriana Martins, coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT, ao acrescentar o impacto duplo que a saída dos médicos cubanos vai gerar.

“Há a desassistência da população nas unidades básicas, que são a principal porta de entrada no Sistema SUS, e a questão financeira para os municípios, que têm esses profissionais cubanos alocados principalmente nas estratégias do Programa Saúde da Família e, sem eles, deixam de receber o repasse”, esclarece Adriana.

Existe uma expectativa do CONDEMAT quanto a reunião que acontece nesta segunda-feira entre representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o presidente da República, Michel Temer. A entidade já apresentou um pedido formal para a permanência dos médicos cubanos pelo menos até o final do ano e cobra o anúncio de medidas por parte do Governo Federal para evitar a desassistência da população, principalmente nos municípios pequenos.