Experiências consorciadas serão apresentadas em encontro internacional
O CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê participa, na próxima semana, do IX Encontro Internacional, Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, evento apoiado pela UNESCO Mill Aliance – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura que tem como tema: Transformando Espaços Urbanos em Cidades Mil da UNESCO e Agenda 2030.
O evento, que acontece nos dias 24 e 25 de janeiro em Cuba, tem o objetivo de promover um espaço de articulação e troca de experiências entre os participantes nas áreas de Educação, Criatividade, Inovação, Comunicação, Saúde, Mobilidade Urbana, Marketing e Inteligência Artificial, além do contexto das cidades no pós-pandemia.
Na ocasião o consórcio será representado pelo presidente e prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, e os prefeitos Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Guti (Guarulhos), Vanderlon Gomes (Salesópolis) e Rodrigo Ashiuchi (Suzano), que apresentarão iniciativas bem sucedidas do consórcio, além de projetos municipais de destaque.
Os projetos do CONDEMAT que estão alinhados com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) serão destacados no encontro que reunirá políticos, gestores públicos, pesquisadores, acadêmicos, líderes empresariais e especialistas.
A programação conta ainda com painéis de representantes da UNESCO na África, França, Jamaica e Rússia; prefeitos de cidades da Jamaica e Moçambique e representantes de universidades da Europa.
“O CONDEMAT alcançou uma representatividade importante devido ao êxito de algumas iniciativas consorciadas, sobretudo no que diz respeito à sustentabilidade, área onde temos reconhecimento e premiações nacionais e estaduais. Todo este trabalho motivou o convite da UNESCO para participarmos deste evento que, além de trazer mais visibilidade para o consórcio, irá agregar em conhecimento e experiência”, destacou o presidente Caio Cunha ao fazer referência ao projeto Recicla Cidade, vencedor dos prêmios Estratégia ODS; Prefeito Empreendedor do Sebrae e Boas Práticas do Tribunal de Contas.
Outra iniciativa a ser destacada no evento é o Caderno de Negócios, publicação lançada no ano passado para atrair investimentos para a região e alavancar a retomada econômica pós-pandemia. As iniciativas pioneiras na área da Saúde, como o atendimento na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e as Residências Terapêuticas também serão apresentadas.
Já para os painéis específicos dos municípios, Ferraz de Vasconcelos irá abordar a criação da primeira Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas do Brasil. Guarulhos apresentará projetos voltados à educação, ao incentivo à leitura e à formação do pensamento crítico de estudantes da rede municipal. O Programa Mogi Cidade da Criança será apresentado por Mogi das Cruzes abordando o foco no desenvolvimento de uma cidade amigável à infância e à primeira infância. Salesópolis vai apresentar o programa Recicla Cidade e os resultados obtidos por meio da ampliação da coleta seletiva, enquanto Suzano falará sobre o uso da tecnologia para potencializar o ensino municipal.
O evento é organizado pelo Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (CEACOM) da Faculdade de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade de Comunicação (FCOM) da Universidade de Havana (UH) e Província de Havana do Ministério da Cultura de Cuba e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e UNEAC (União de Escritores e Artistas de Cuba).