Você está visualizando atualmente CONDEMAT debate a inserção de jovens da Fundação Casa no mercado de trabalho

CONDEMAT debate a inserção de jovens da Fundação Casa no mercado de trabalho

Seminário reuniu atores de diversas áreas para promover a empregabilidade

Com cerca de 240 jovens da região internos na Fundação Casa, o Consórcio de Desenvolvimento de Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT), discutiu as políticas públicas para viabilizar a entrada destes adolescentes no mercado de trabalho. O Seminário “Inserção de Aprendizes em Situação de Vulnerabilidade”, promovido pelo consórcio, a Fundação Casa e a Fundação Roberto Marinho, nesta quinta-feira (10), recebeu gestores públicos, representantes do judiciário e da sociedade civil para juntos encontrarem caminhos que possibilitem a reinserção dos adolescentes que cumpriram medidas socioeducativas.

Em 2022, o CONDEMAT assinou, de maneira pioneira, um termo de cooperação técnica com a Fundação Casa para auxiliar no pós-medida dos jovens atendidos pelo órgão. “Mais que um acordo, essa parceria é para que de fato possamos entender a realidade que existe em nossos municípios. Além da capacitação desses adolescentes, temos que criar caminhos para que eles não cometam novos delitos e trabalhar para que não entrem nesse mundo”, ressaltou o presidente do CONDEMAT, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes.

De acordo com o presidente da Fundação Casa, João Veríssimo Fernandes, o Seminário foi de grande valia para estabelecer um ponto de contato entre assuntos como empregabilidade e distanciamento de adolescentes dos meios infracionais. “Ações de aprendizagem são as melhores ferramentas para combater a vulnerabilidade e dar uma oportunidade de capacitação e experiência profissional para os jovens, principalmente para aqueles que vem desse contexto e que cumpriram medidas socioeducativas”, afirmou.

Para o presidente da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes, Dirceu do Valle, é preciso a união de diversos atores para possibilitar que os jovens egressos consigam novas oportunidades. “As propostas hoje tratadas, além da questão da internação, falam do engajamento do poder público na integração desses menores. A OAB aqui tem espaço para receber esse adolescente e dar a oportunidade de emprego. Temos que acolher esse jovem, é uma questão de direitos humanos, Justiça Social e, principalmente, de interesse em transformar a sociedade em algo melhor”, reforçou.

O seminário, que teve a participação de cerca de 110 pessoas, contou com uma série de palestras, incluindo a do juiz da Vara da Infância e Juventude de Mogi das Cruzes, Gioia Perini, que atua há mais de 20 anos na cidade. Segundo o juiz, o papel dos empresários no processo de reinserção é fundamental. “Está havendo um despertar de consciência em todos os níveis. Falando para o empresariado, na minha experiência de magistrado vocês terão muito mais alegrias do que tristezas com essas contratações. Precisamos de mais Varas exclusivas da Infância e Juventude, pois ainda temos muitas cidades em nossa região que não contam”, analisou.

“Ao oferecermos aos jovens uma oportunidade de ingresso no mundo do trabalho estamos dando a ele perspectiva de futuro. A aprendizagem é a oportunidade para que os jovens tenham sua primeira experiência profissional amparados pelo sistema protetivo do Estado e, ainda, com qualificação profissional”, destacou Bia Lima, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho.

Participaram do evento a vice-prefeita de Mogi das Cruzes, Priscila Yamagami; a coordenadora Regional de São Paulo do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), Ana Martins de Oliveira Machado; o coordenador de Relacionamento Institucional e Parcerias do Instituto Ser Mais, Vinicius Brum; o gerente de Pós-medida e Empregabilidade da Fundação Casa, Paulo Henrique Lucas da Silva; o presidente do Instituto Recomeçar; Leonardo Precioso; o coordenador da Câmara Técnica de Assistência Social e Políticas Públicas para Mulheres do CONDEMAT, Rodrigo de Freitas Siqueira, além de gestores públicos dos municípios consorciados, representantes de entidades e empresários.