Você está visualizando atualmente CONDEMAT assume Câmara Temática de Gestão Ambiental e Saneamento do Conselho Metropolitano

Integrantes do consórcio também participarão dos outros quatro grupos temáticos

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) assumiu nesta terça-feira a Câmara Temática de Gestão Ambiental e Saneamento do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, durante evento realizado na Capital. O lançamento dos grupos contou com a presença de representantes dos cinco consórcios da área. O objetivo é debater temas que são compartilhados pelas cidades, discutir projetos e articular ações conjuntas entre as regiões.
Cada Câmara Temática será comandada por um dos consórcios e contarão com a participação de integrantes da Prefeitura de São Paulo. Além do grupo de Gestão Ambiental e Saneamento, foram lançadas, ainda, as Câmaras Temáticas de Mobilidade, Transportes e Logística (Consórcio Grande ABC); Desenvolvimento Econômico e Governança (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo – Conisud); Gestão Territorial, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri – Cimbaju); e Planejamento Integrado – PDUI (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo – Cioeste).
A criação dos grupos é uma maneira de reforçar a articulação das regiões em busca de soluções e investimentos que beneficiem todos os municípios, colaborando para um desenvolvimento uniforme das áreas. A decisão de colocar o CONDEMAT à frente da Câmara Temática de Gestão Ambiental e Saneamento considerou o perfil da área que abriga o Cinturão Verde do Estado e é a produtora da água que abastece toda Região Metropolitana, além dos programas, estratégias e atuação do consórcio na conservação dos recursos, assim como políticas públicas voltadas para projetos na área de saneamento, como os recentes recursos conquistados juntos ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).
De acordo com o secretário executivo do CONDEMAT, Adriano Leite, a atuação tanto das Câmaras Temáticas quanto do Conselho Metropolitano, possibilita que as 39 cidades trabalhem de maneira articulada. “O Conselho garante que haja um entrosamento entre os municípios, o Governo do Estado – por meio de suas secretarias – e o Legislativo Estadual. As Câmaras Temáticas contribuem para a atuação do Poder Executivo e tem muito a somar. Tenho certeza de que alcançaremos muitos resultados positivos para a Região Metropolitana”, destacou. Leite assumiu como coordenador titular da Câmara Temática de Gestão Ambiental e Saneamento e a coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Gestão Ambiental do CONDEMAT, Solange Wuo, ficou como coordenadora adjunta do grupo recém lançado.
A reunião contou com a participação de representantes dos municípios do CONDEMAT que também passaram a integrar as Câmara Temáticas do Conselho Metropolitano. O encontro teve a presença do subsecretário de Estado de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto, do assessor especial de planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Eduardo Trani, e do vice-presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo, José Ricardo Franco Montoro. O membro do Conselho de Prefeitos do CONDEMAT, Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano, ocupa a cadeira de vice-presidente do Conselho Metropolitano.