Você está visualizando atualmente CONDEMAT apresenta pleitos para fortalecer a agricultura regional

CONDEMAT apresenta pleitos para fortalecer a agricultura regional

O consórcio foi recebido pelo secretário executivo da SAA, Marcos Renato Böttcher

A agricultura é uma das principais atividades econômicas e uma das grandes geradoras de empregos da Região. Para promover o fortalecimento do setor, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) participou de uma reunião na última terça-feira (20), na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), onde apresentou pleitos das cidades membros do consórcio.
Atualmente, o Alto Tietê conta com cerca de 5 mil produtores rurais, dos quais 2 mil apenas em Mogi das Cruzes. A área do CONDEMAT está inserida no “Cinturão Verde” de São Paulo, um dos principais polos produtores de hortaliças, frutas e legumes no Brasil, o que garante o protagonismo no segmento.
Com o objetivo de apoiar o setor e alavancar a produção regional, o consórcio apresentou uma série de pleitos ao secretário executivo da SAA, Marcos Renato Böttcher. “A agricultura tem uma participação bastante importante na economia da nossa Região. Um dos pedidos foi o repasse para implantar a Casa do Mel, pois, recentemente, tivemos a aprovação de um Arranjo Produtivo Local (APL) do Mel. Outra solicitação trata da atualização da tabela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que é extremamente importante para os nossos agricultores familiares, porque ela serve de referência nos preços que são comercializados nas compras públicas”, destacou o coordenador da Câmara Técnica de Agricultura do consórcio e secretário de Agricultura de Mogi das Cruzes, Felipe Almeida.
A modernização do Mercado do Produtor de Mogi das Cruzes, que é um importante entreposto e a maior central de abastecimento regional, também foi apresentada pelo grupo, assim como o reforço no número de funcionários para as Casas de Agricultura da Região.
“Não podemos esquecer que a mobilidade é um aspecto muito importante para o setor rural, por isso, solicitamos o repasse de verbas não só para manutenção e adequação das estradas rurais, mas para a aquisição de maquinários. O Governo do Estado conta com o programa Patrulha Agrícola, que doa equipamentos, como tratores e implementos, justamente para apoiar os pequenos produtores ou agricultores familiares que muitas vezes não têm condição de investir nesses veículos. Dessa forma, as prefeituras recebem os investimentos e conseguem apoiar esses produtores no manejo”, explicou o coordenador.
Participaram da reunião o secretário executivo do CONDEMAT, Adriano Leite, o coordenador-adjunto da Câmara Técnica de Agricultura e coordenador da Secretaria de Desenvolvimento de Ferraz de Vasconcelos, Thiago Severo, além do consultor da Prefeitura de Mogi das Cruzes, José Valverde e o coordenador de Relações Institucionais da SAA, José Luiz Fontes.