Você está visualizando atualmente Condemat participa do 8º Fórum Mundial da Água

Condemat participa do 8º Fórum Mundial da Água

Representante do Alto Tietê destaca importância da Região na preservação do recurso natural e o interesse na busca de soluções consorciadas

Responsável por uma região que é uma das principais produtoras de água do Estado de São Paulo, o Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê marca presença no 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília com importantes discussões sobre o futuro do que é considerado o maior bem da humanidade.

O Alto Tietê é representado pelo coordenador da Câmara Técnica de Gestão Ambiental do Condemat, Daniel Teixeira de Lima, que é secretário do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes. Desde o final de semana em Brasília, onde acontece o Fórum que reúne participantes do mundo todo, ele destaca a importância da Região estar presente no evento.

“Uma das grandes riquezas do Alto Tietê está nos recursos naturais, na água, que é o tema desta discussão mundial. Nossa região tem importante participação nas bacias do Alto Tietê e Paraíba do Sul e alguns municípios têm mais de 90% do seu território protegido e com restrições. Assegurar a preservação dessas áreas e ao mesmo tempo proporcionar o desenvolvimento econômico desses municípios de forma regionalizada é o grande desafio do Condemat”, ressalta Lima.

Os principais focos do Condemat no Fórum Mundial da Água são o debate e a troca de experiências para soluções consorciadas em pagamento por serviços ambientais; qualidade hídrica; educação ambiental para o consumo correto da água; gestão e segurança hídrica; maior investimento para municípios produtores de água; logística reversa de resíduos; produção de alimentos sem impactos hídricos negativos; busca de mecanismos de investimentos nacionais e internacionais aos municípios produtores de água; e efeito das mudanças climáticas nos mananciais.

“São temas ligados diretamente ao Alto Tietê e que já estão sendo discutidos pelo consórcio, por isso, é fundamental saber de que forma esses assuntos estão sendo abordados em outros lugares  e buscar parcerias para avançar nos resultados”, diz o coordenador da Câmara Técnica.

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos. A oitava edição, que acontece no Brasil, começou no último domingo e prossegue até o dia 23.