No momento, você está visualizando Presidente do Condemat pede apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional para cidades do Alto Tietê

Ministro Gustavo Canuto se reuniu com prefeitos, em Mogi das Cruzes, e garantiu que prioridade é aproximar Governo Federal dos municípios

Prefeitos que integram o CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê participaram, no último sábado (06/04) de uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, na Prefeitura de Mogi das Cruzes. No encontro foram apresentadas as prioridades do Governo Federal e defendida uma aproximação com os municípios.

O presidente do CONDEMAT, prefeito Rodrigo Ashiuchi, solicitou ao ministro o atendimento da Região no novo programa habitacional que está em fase de elaboração e também uma atenção especial aos projetos de pavimentação, urbanização e esgotamento sanitário, que serão apresentados pelos municípios do Alto Tietê no Ministério. Neste último item, ele justificou o fato da Região estar localizada na cabeceira do Rio Tietê, o mais importante do Estado, e ser uma das principais produtoras de água da Região Metropolitana de São Paulo.

“Há muitos pedidos e uma esperança muito grande porque esse governo começa numa reconstrução do País. Agora não é hora de partido, e sim de somar. Acreditamos no trabalho desse Ministério e esperamos que o senhor possa ajudar o Alto Tietê com projetos importantes”, disse o presidente do CONDEMAT, ao lado do prefeito anfitrião, Marcus Melo, de Mogi.

O ministro Gustavo Canuto reconheceu a importância do Alto Tietê e explicou que o Ministério agrega hoje seis secretarias e oito políticas nacionais, com destaque para o Desenvolvimento Urbano. Ele adiantou que a Pasta pode ajudar as cidades e deseja aprender com os prefeitos.

“Um dos pontos prioritários desse governo é a pauta municipalista e queremos aproximar o Governo Federal dos municípios. A diversidade é muito grande, há diferentes realidades em cada lugar e quem sabe das necessidades são os prefeitos, por isso, saibam que são muito bem-vindos no Ministério. Temos muita coisa em que podemos ajudar os municípios e a infraestrutura produtiva é um dos focos”, afirmou o ministro, que veio a Mogi das Cruzes a convite do deputado federal Marco Bertaiolli para conhecer o modelo habitacional implantado na cidade entre 2009 e 2016.

Estiveram presentes na reunião também os prefeitos de Arujá, José Luiz Monteiro; de Biritiba Mirim, Walter Tajiri; de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti; de Poá, Gian Lopes; de Santa Isabel, Fábia Porto; e Sandra Olivieri, representando o prefeito de Guararema, Adriano de Toledo Leite.

AKIMATSURI

Depois da Prefeitura, o presidente do CONDEMAT acompanhou o ministro Gustavo Canuto na visita aos conjuntos habitacionais de Mogi das Cruzes e participou também da abertura do 34º Festival Akimatsuri,  festa da colônia japonesa. “São 34 anos de tradição do Festival do Outono em Mogi das Cruzes, que recebe visitantes não só do Alto Tietê mas de todo Brasil”, ressaltou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.