Localizada no Vale do Paraíba, Igaratá cresceu às margens da represa do Jaguari. Com uma população que está próxima dos 10 mil habitantes e um território de mais de 293 quilômetros quadrados, a cidade é rodeada pela natureza. O município possui áreas rurais, que concentram a produção de frutas e verduras, além da criação de gado leiteiro e de corte. O comércio e a presença de pequenas indústrias completam a economia igaratense.

As belezas naturais de Igaratá garantiram o título de Município de Interesse Turístico (MIT). Hoje, a cidade está inserida na Região Turística Rios do Vale, ao lado de Caçapava, Jacareí, Paraibuna, São Luiz do Paraitinga e Taubaté.

Montanhas, rios, cachoeiras e muito verde atraem cada vez mais turistas que buscam na cidade as atividades e esportes aquáticos realizados na represa do Jaguari, assim como as paisagens que podem ser avistadas nos passeios de balão, um dos grandes atrativos turísticos do endereço.

Ao longo dos anos, o turismo tem se consolidado como uma das principais ferramentas de desenvolvimento da cidade, que conta com uma estrutura formada por redes de hotéis e pousadas, além de restaurantes e serviços que oferecem diversos passeios aos visitantes.

Os comércios e ruas residenciais dão ao município o charme das cidades do interior. A presença de pequenas indústrias reforça a geração de empregos da cidade que tem um Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 23,4 mil. Um dos diferenciais do município é sua localização, que fica ao lado da rodovia Dom Pedro, um dos principais acessos para Capital, cidades do Vale do Paraíba e do Interior.