You are currently viewing Câmara Técnica de Gestão Ambiental e cooperativas participam de capacitação da USP

Câmara Técnica de Gestão Ambiental e cooperativas participam de capacitação da USP

  • Post category:Noticias

Instituto de Energia e Ambiente da USP realizou capacitação na Plataforma de Indicadores de Sustentabilidade da Coleta Seletiva

Membros da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e cooperativas da região participaram, nesta quarta-feira (10/08) de capacitação na Plataforma de Indicadores de Sustentabilidade da Coleta Seletiva do Instituto de Energia e Ambiente da USP. Este é o quinto módulo da capacitação continuada na plataforma, que teve início no primeiro semestre do ano passado.

Durante a capacitação, técnicos das prefeituras e representantes das cooperativas alimentaram a plataforma com informações relativas aos resíduos recicláveis, legislação vigente nos municípios, estrutura das cooperativas, entre outras questões para nortear os planos de ações de prefeituras e cooperativas para melhorar a efetividade da coleta seletiva.

No mês passado, prefeituras e entidades de catadores de recicláveis participaram de capacitação na Plataforma de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado.

De acordo com a coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade do CONDEMAT, Solange Wuo, a efetividade da coleta seletiva é um importante indicador de desenvolvimento sustentável dos municípios. “Essas capacitações têm sido importantes para a evolução de prefeituras e cooperativas, para aprimorar a gestão dos resíduos recicláveis nos municípios e para o atendimento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, disse.

A orientadora da capacitação da USP, Gina Rizpah fez uma avaliação positiva do encontro. “A plataforma está em constante evolução e este feedback com prefeituras e cooperativas tem sido muito importante para aperfeiçoá-la cada vez mais, além de promover conhecimento aos envolvidos”, destacou.

Participaram da capacitação representantes das prefeituras de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano, e das cooperativas Cora (Arujá), Guararecicla (Guararema), Eco Guarulhos, Sinergia Guarulhos e Recicla Mais Guarulhos (Guarulhos), Rede Cata Sampa (Mogi das Cruzes), CRUMA (Poá), Cooperares (Salesópolis) e Univence (Suzano).

Deixe um comentário